Aos 88 anos, atriz Theresa Amayo morre após lutar contra o câncer
Aos 88 anos, Theresa Amayo morreu na segunda-feira (24) após lutar contra o câncer. A informação foi confirmada pelos familiares da atriz nas redes sociais. Viúva do polímata Mário Brasini (1921-1997), ela deixa dois filhos e uma neta.
O falecimento de Theresa foi anunciado em seu perfil no Instagram. Nos comentários, o ator Pedro Nercessian escreveu: “Vai fazer uma falta irreparável. Sua inteligência, sua companhia agradável e parceria em cena estarão com a gente junto com tudo que construiu para a história da nossa TV e nossa arte!”. A atriz Regiane Alves comentou: “Querida mãe do palco. Quanta beleza e quanta alegria dividir o palco com você. Que os anjos te recebam com muita luz e amor”.
Nascida em 1933, em Belém (PA), Theresa começou sua carreira artística nos palcos do Rio de Janeiro. No cinema, participou de filmes como O Diamante, contracenando com Anselmo Duarte, e Fuzileiro do Amor, com Mazzaropi. Já na televisão, a atriz esteve em programas como Teatrinho Trol e Câmera Um. E foi uma das primeiras contratadas da TV Globo. Entre as novelas, atuou em O Rei dos Ciganos, Sangue e Areia, Pecado Capital, Senhora do Destino e Flor do Caribe. Participou também do programa humorístico Zorra Total.
Theresa era viúva do ator e diretor Mário Brasini. Em 2004, enfrentou uma tragédia na família: um tsunami que atingiu o sudeste asiático provocou as mortes da filha Lyz, do neto GianLuca e do genro Antonio D’Avola.
CARREIRA
Nascida em Belém, no Pará, a veterana começou a atuar em 1950 por influência da mãe, a também atriz Dulcina de Moraes (1908-1996). Ela iniciou a carreira no teatro e migrou para outras plataformas, como cinema, rádio e TV.
Os primeiros trabalhos de Theresa Amayo ocorreram em filmes com Anselmo Duarte (1920-2009) e Mazzaropi (1912-1981). A atriz também esteve na leva inicial da contratações da TV Tupi. De acordo com o Museu da TV, ela atuou em dez trabalhos na emissora, entre séries e novelas.
Em 1960, a artista estreou na Globo em O Rei dos Ciganos. Na emissora, ela também fez as novelas Pecado Capital (1975), a versão censurada de Roque Santeiro (1975), Senhora do Destino (2004), Flor do Caribe (2013), Além do Tempo (2015) e A Regra do Jogo (2016).
O último trabalho de Theresa na TV aberta foi em Topíssima (2019), da Record. No ano seguinte, ela participou da série A Dona da Banca, do Canal Brasil.
A atriz foi destaque nas manchetes em dezembro de 2004 por conta de uma notícia pessoal trágica. À época, sua filha Lys, neto Gianluca, 8 anos, e genro Antônio D’Avola foram mortos pelo tsunami que atingiu o sudoeste asiático.