CidadesDestaque

Ana Carolina faz show histórico na Praia do Forte pela 20ª edição da Parada do Orgulho LGBTI+ de Cabo Frio

Apresentação atraiu milhares de pessoas que cantaram em coro os principais sucessos dos 25 anos de carreira da cantora

Um show para ficar na história de Cabo Frio marcou a noite desse sábado (4), na Praia do Forte, local de realização da 20ª edição da Parada do Orgulho LGBTI+. Por volta das 22h, a cantora Ana Carolina fez a Avenida Litorânea ferver ao som dos maiores sucessos de sua carreira, empolgando um público diversificado que cantou, em coro, hits como “Quem de Nós dois”, “Encostar na Tua” e “Rosas”.

A apresentação marcou, também, dois momentos ímpares na carreira da diva: a turnê pelos 25 anos de carreira e a primeira vez em que Ana Carolina se apresentou em uma Parada do Orgulho LGBTI+.

Além do show histórico da artista, o público, que começou a chegar por volta das 14h, se divertiu ao som de DJs, contemplou performances artísticas e se emocionou com homenagens às autoridades municipais e personalidades locais que ajudaram a consolidar a realização do evento.

A promoção da 20ª edição da Parada do Orgulho LGBTI+ está baseada na Lei Municipal nº 4.480, de 27 de maio de 2025, sendo organizada pela sociedade civil e pelo Conselho Municipal de Cultura, com patrocínio da Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj).

O evento contou com apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Cultura, que forneceu todo o suporte estrutural e de segurança transformando a edição de 2025 em uma das maiores manifestações de diversidade, cultura e cidadania da Região dos Lagos.

Para o Secretário de Cultura, Carlos Ernesto Lopes, o evento ficará marcado na história do movimento LGBTI+ de Cabo Frio.

“A Parada do Orgulho LGBTI+ é cultura, é identidade e é cidadania. Este ano, tivemos uma edição histórica, com um show memorável de Ana Carolina e uma programação que uniu música, arte e manifestações sociais. O Governo Municipal se orgulha de apoiar a diversidade, oferecendo o suporte para a realização de grandes celebrações como essa”, disse ele.

Já para a Superintendente LGBTI+ da pasta, Bárbara Barrozo, a presença de artistas, lideranças sociais e a energia do público reforçaram a importância desse espaço de luta, mas também de alegria e orgulho.

“A 20ª Parada do Orgulho LGBTI+ de Cabo Frio foi um marco de celebração, diversidade e resistência. Ver milhares de pessoas reunidas na Praia do Forte, em um ato de visibilidade e cidadania, é a prova de que seguimos avançando na construção de uma cidade mais inclusiva. Foi emocionante ver a história sendo escrita diante dos nossos olhos”, afirmou ela.

Ações de conscientização e fiscalização de bebidas também marcaram o evento

Além da estrutura com palco e segurança, a Prefeitura de Cabo Frio ofereceu prevenção e conscientização ao público por meio do trabalho em conjunto entre diversas secretarias. Durante todo o evento, a Secretaria de Saúde realizou a distribuição de 20 mil preservativos e informativos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e uma equipe da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal realizou uma ação de panfletagem.

O material distribuído visava conscientizar sobre o combate à violência doméstica e divulgar o canal direto de denúncias e acionamento da PMP: telefone 153 (canal oficial da Guarda Civil Municipal).

Poucas horas antes do início do evento, a Vigilância Sanitária também realizou a fiscalização de barracas de bebidas, buscando identificar possíveis garrafas adulteradas e evitando a intoxicação por metanol. A ação segue recomendações do Ministério da Saúde e, durante a operação, foram apreendidas 14 garrafas de bebidas alcoólicas destiladas, que apresentavam o lacre violado, entre outras irregularidades. As bebidas apreendidas ficarão sob cautela e serão analisadas pela Vigilância Sanitária Estadual.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo