DestaquePolícia

MPRJ obtém condenação de traficante que derrubou helicóptero da PM e matou três policiais em 2009

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) obteve, na manhã de quarta-feira (21), a condenação do traficante Fabiano Atanásio da Silva, conhecido como FB, a 225 anos de prisão pelo ataque que derrubou um helicóptero e matou três policiais militares em outubro de 2009, na altura do Morro dos Macacos, em Vila Isabel. Para o corpo de jurados Fabiano Atanásio foi o responsável por Coordenar e comandar a invasão.

“Foram quase 22 horas de julgamento e, ao final, a Justiça prevaleceu”, disse Fernanda Neves Lopes, titular da 1ª Promotoria de Justiça Junto ao III Tribunal do Júri da Capital, que, em conjunto com a promotora de Justiça Carmen Eliza de Carvalho, foi responsável pela acusação.  Durante o julgamento, as promotoras apresentaram um vídeo inédito do momento em que a aeronave da PM cai, após ser atingida por diversos disparos.
As imagens mostram o desespero dos policiais no momento da queda e uma equipe da PM tentando socorrer as vítimas. O vídeo evidencia ainda que os traficantes continuaram atirando mesmo com o helicóptero em chamas.  Em relação ao vídeo apresentado pelo MPRJ, a juíza Tula Corrêa de Mello destacou que a cena da vítima saindo da aeronave como uma bola de fogo causa um impacto sem precedentes.
“As circunstâncias do crime são nefastas, sendo certo que a conduta dirigida ao abate de uma aeronave do Estado se equipara a ato de terrorismo, pois não se restringe à violência individualmente direcionada a cada um dos policiais atingidos e aos familiares, vítimas indiretas da ação nefasta, mas pela intenção declarada de guerra ao Estado”, diz a sentença.

Fabiano Atanásio, que  participou do julgamento por videoconferência transmitida do presídio federal de Catanduvas, no Paraná,  foi condenado por associação para o tráfico, três homicídios e seis tentativas de homicídio, em relação a três sobreviventes do helicóptero e três agentes em terra.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo