CidadesDestaque

Prefeituras intensificam ações de fiscalização para o Carnaval na pandemia

Para impedir aglomeração durante o Carnaval, os municípios da Região dos Lagos do Rio prometem intensificar a fiscalização no período festivo. Os eventos estão proibidos por causa da pandemia do coronavírus. A partir desta sexta-feira (12), cidades como Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Rio das Ostras dão inicio a ações integradas para fazer valer a regra.

Em Búzios, a Guarda Civil Municipal realiza um esquema a partir desta sexta. O efetivo terá um aumento de 50% em diversos pontos da cidade. As barreiras sanitárias terão o efetivo dobrado e funcionará também de forma volante, em pontos e horários estratégicos com intenção de inibir a entrada de turistas que não possuam QRCode e para fiscalizar e orientar as medidas de enfrentamento ao Covid-19.

Já nas praias, os agentes estarão atuando em conjunto com a Postura no combate à cobrança ilegal de estacionamento, na fiscalização do trânsito e no ordenamento das praias. No Centro, as ruas já recebem o serviço da Guarda Municipal com oito agentes, que trabalham diariamente até o comércio fechar. No período da folia, eles terão apoio de duas viaturas e duas motocicletas.

Para fiscalização do comércio, os agentes estarão trabalhando em conjunto com a Fiscalização de Posturas, a Vigilância Sanitária e Agentes de Saúde, no combate à disseminação do coronavírus, além do cumprimento dos protocolos de segurança obrigatórios contra o vírus.

Arraial restringe acesso de ônibus e vans

Em Arraial do Cabo, a Secretaria Municipal de Segurança Pública vai pôr todo o seu efetivo na rua durante os quatro dias do Carnaval. O reforço já começará a partir desta quinta-feira  (11).

De acordo com o Subsecretário da pasta Marcos Moura, o número de Guardas Civis Municipal, fiscais do setor de Postura e agentes de trânsito atuarão em todo o município. Segurança Pública e Polícia Militar se reuniram para definir algumas ações no Município.

Também será aumenta a fiscalização do uso do espaço público comum por barracas de praia e quiosques, que devem seguir o protocolo sanitário e evitar aglomerações. O descumprimento do Decreto pode gerar multa de 300 a 5 mil UFM em caso de pessoa física e 1 mil a 10 mil UFM pessoa jurídica.

No município estão proibidos, por exemplo, blocos, desfiles, trios elétricos e caixa de som portátil. O Decreto também limitou em 70% a quantidade de passageiros nos barcos de passeio. A Prefeitura de Arraial do Cabo informou também que está restringindo a entrada de ônibus, micro-ônibus, vans e veículos similares de turismo na cidade, a partir sexta.

A administração municipal informou que a ideia é proibir também a entrada dos turistas day user, que realizam excursão de bate e volta, que utilizam ônibus, micro-ônibus e vans de turismo.

Restaurantes, bares, quiosques, choperias, ambulantes, centros comerciais e congêneres podem funcionar até a meia-noite. Música ao vivo nos estabelecimentos somente será permitida até 23h. Já a emissão de QR Code está proibida das 6h às 14h do mesmo dia.

Combate à poluição sonora e festas clandestinas em Cabo Frio

Para fiscalizar e coibir os abusos, a Prefeitura de Cabo Frio vai colocar todo o efetivo nas ruas. A partir deste sábado (13), equipes da Guarda Civil Municipal – Ronda Ostensiva Municipal (Romu), do Grupamento de Trânsito e da Guarda Marítima Ambiental – estarão focadas no ordenamento da cidade e no apoio às operações da Fiscalização de Posturas e da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento. O município vai receber também, reforço do governo do Estado, que a partir desta sexta (12) vai enviar 165 policiais militares para dar mais robustez à tropa do 25º Batalhão da Policia Militar, no período do Carnaval.

De acordo com o secretário-adjunto de Turismo, Carlos Cunha, a repressão à poluição sonora será intensificada. Equipes da Fiscalização de Posturas e da Secretaria Municipal Meio Ambiente e Saneamento, em conjunto com a Polícia Militar e agentes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) vão combater o uso de caixas de som nas praias e demais zonas urbanas. As festas, bailes e blocos carnavalescos também estão proibidos.

Planejamento em Rio das Ostras

Em Rio das Ostras, a Secretaria de Segurança Pública se reuniu na quarta-feira (10) com representantes do 32º Batalhão de Polícia Militar para planejar e alinhar as ações integradas que já começam a acontecer nesta sexta-feira.

Na reunião, representantes dos municípios de cobertura do 32º BPM – como Rio das Ostras, Macaé, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Quissamã e Carapebus – trouxeram suas particularidades e necessidades para este período.

Para Rio das Ostras algumas ações já foram acertadas, como a colocação de um trailer da Polícia Militar na Orla de Costazul e uma viatura baseada na Orla do Centro, além do reforço de 30 policiais a mais por dia no Município.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo