
Na Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro, ações da Águas do Rio vêm reduzindo o despejo irregular de esgoto no Rio Trapicheiros, um dos cursos d’água que seguem em direção à Baía de Guanabara. Com obras e fiscalizações na região, a concessionária afirma que já conseguiu impedir o lançamento de mais de 88 mil litros de poluentes por dia no meio ambiente.
O foco das intervenções está em pontos com histórico de impacto ambiental. Na prática, o trabalho reúne ampliação da rede de esgotamento sanitário, vistorias e correção de ligações clandestinas ou feitas de forma inadequada.
Um dos casos identificados foi na Avenida Heitor Beltrão, onde faltava um trecho da rede de esgoto. Com isso, os dejetos eram lançados diretamente no Rio Trapicheiros, que se conecta ao Rio Maracanã e ao Canal do Mangue antes de chegar à Baía de Guanabara.
Para corrigir o problema, foram instalados seis metros de tubulação. Segundo a concessionária, a medida interrompeu o descarte irregular de cerca de 1,02 litro por segundo, o que representa mais de 88 mil litros por dia.
Outra frente de atuação ocorreu na Rua Dona Delfina, onde um condomínio despejava esgoto na rede de drenagem pluvial. Esse tipo de ligação faz com que os resíduos sigam sem tratamento para rios e galerias de águas da chuva.
Após a identificação da irregularidade, a conexão foi corrigida com a implantação de cinco metros de rede. A mudança eliminou o despejo indevido no sistema de drenagem e, por consequência, no Rio Trapicheiros.
No entorno da Rua Dona Delfina, também foram feitas outras 11 vistorias, além de sete desobstruções e quatro reparos na rede. A concessionária afirma que esse tipo de problema é mais comum do que parece e costuma agravar a poluição da água, o mau cheiro, a presença de vetores e os extravasamentos em dias de chuva.
“Quando o esgoto vai parar na rede de chuva, ele chega direto aos rios. Nosso papel é identificar esses casos, corrigir e orientar para evitar que o problema continue”, disse Janine Cunha Costa, gerente de Operações da Águas do Rio.
Desde o início da operação, em novembro de 2021, a Águas do Rio informa ter investido R$ 5,5 bilhões em ações de água e esgoto, com impacto sobre cerca de 3,5 milhões de pessoas em 27 municípios do estado do Rio de Janeiro.




