Saúde

Vacinação contra influenza prossegue no município

A Campanha de Vacinação contra influenza prossegue no município. Nesta segunda-feira (14), começaram a serem imunizados os profissionais da saúde. Na primeira semana foram aplicadas 2.960 doses da vacina. O calendário continua nos demais grupos prioritários desde o início do mês.

A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos. Recomenda-se garantir a vacinação, assegurando alta cobertura vacinal em grupos de alto risco.

A coordenadora de Imunização, Samyra Mayer, explica que este ano houve algumas mudanças.

“A vacina influenza, a partir de 2025, passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de seis meses, os menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos e mais e gestantes. Além disso, a vacinação contra influenza também ocorrerá como estratégia especial para os grupos prioritários”, explicou.

O aposentado Hilton Pacheco Lima, de 66 anos, foi até a Casa da Vacina, um dos locais de vacinação, para se imunizar contra a Influenza.

“Acho importante tomar a vacina. Todos os anos eu procuro me imunizar e desde então não fico mais gripado”, contou.

Já a dona de casa Lívia Vicente, levou os dois filhos, um de  4 e 5 anos de idade, na Estratégia Saúde da Família (ESF), do Campo do Oeste.

“Não deixo de vacinar os meus filhos, procuro sempre manter a caderneta de vacinação em dia”, comentou.

Na hora de se vacinar tem que levar os seguintes documentos: RG, CPF, caderneta de vacina, laudo ou comprovante do vínculo.

A coordenadora, Samyra Mayer, informa ainda que neste momento a vacinação ocorrerá de forma escalonada começando pelos idosos, depois crianças e gestantes.

Botão Voltar ao topo