Último show do Legião Urbana com Renato Russo completa 27 anos
Há exatos 27 anos a banda Legião Urbana subia ao palco pela última vez em Santos, no litoral de São Paulo. A banda completa subiu ao palco, no dia 14 de janeiro de 1995, na casa de apresentações Reggae Night, com Renato Russo (vocal), Dado Villa-Lobos (guitarra) e Marcelo Bonfá (bateria) encerrando a turnê do álbum “O Descobrimento do Brasil”. O grupo tocou 22 canções clássicas do Legião, e uma versão de “Smells Like a Teen Spirit”, do Nirvana.
Após esse show o líder da banda Renato Russo ficou recluso. A banda ainda chegou a lançar o álbum “A Tempestade ou O Livro dos Dias” em 1996. No mesmo ano, em 11 de outubro, no Rio de Janeiro, Renato faleceu vítima de complicações da AIDS. A banda declarou o fim oficial de suas atividades onze dias depois. “A Tempestade” é considerado o álbum mais triste do grupo.
A Legião Urbana foi fundada em 1982 em Brasília, Distrito Federal. O primeiro álbum veio à público em 1985 com a formação que incluía ainda o baixista Renato Rocha (que saiu em 1989). A banda se tornou um dos maiores expoentes do rock brasileiro da década de 1980. Álbuns como Dois (1986), Que País É Este (1987) e As Quatro Estações (1989) emplacaram diversos hits nas rádios de todo o país.
Até hoje sucessos como como “Será”, “Geração Coca-Cola”, “Que País é Este?”, “Eduardo e Mônica” e “Faroeste Caboclo”, e outros são icônicos para a juventude. Alguns fãs admiravam tanto a banda que veneravam até um tom messiânico, chamando-a de Religião Urbana. Renato sempre rejeitou este status.
BIOGRAFIA
A banda Legião Urbana surgiu em Brasília, com uma carreira que durou entre 1982 e 1996. Ao todo, lançaram treze álbuns, somando mais de vinte milhões de discos vendidos.
O conjunto fez parte do cenário rock nos 80, ao lado de bandas como Paralamas Do Sucesso, Barão Vermelho, Ultraje à Rigor, Titãs, RPM, entre outras. The Cure, The Smiths e Joy Division estão entre principais influências na sonoridade da Legião Urbana, quando iniciava sua carreira.
A banda soma oito discos de estúdio. Legião Urbana, de 1985, traz os primeiros hits da banda como Será, Geração Coca-Cola e Ainda é Cedo. Em 1986, Dois é lançado e solidifica o sucesso da Legião Urbana em todo o país com canções como Eduardo e Monica, Tempo Perdido e índios.
Um ano depois é a vez de Que País É Este, disco que além da faixa homônima, ganha o público com Eu Sei e Faroeste Caboclo. As Quatro Estações é lançado em 1989 e traz grande número de hits na carreira da banda: Pais e Filhos, Há Tempos, Quando O Sol Bater Na Janela Do Seu Quarto e Meninos E Meninas.
O disco V, de 1991, tem uma sonoridade diferente dos anteriores, mas ainda mantém a Legião Urbana nas paradas com O Teatro Dos Vampiros e Vento No Litoral. Em 1993, sai O Descobrimento do Brasil, sexto disco da banda com destaque para as músicas Perfeição e Giz.
O disco A Tempestade é lançado em 1996 e seria duplo. Porém, o álbum saiu simples e as faixas restantes foram lançadas em Uma Outra Estação, último disco da banda em estúdio.
Ainda hoje, a Legião Urbana é o terceiro maior grupo musical, da gravadora EMI-Odeon, em venda de discos por catálogo.