
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (30/7) que vai taxar os produtos da Índia em 25%. De acordo com ele, a taxação é uma forma de penalidade ao país por comprar energia e equipamentos militares da Rússia.
Taxação de Trump
Começa nesta sexta-feira (1°/8) a implementação de tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre mercadorias estrangeiras. Anunciadas desde abril, alguns países conseguiram fechar acordos nessa última semana com o governo norte-americano, como é o caso da União Europeia, do Japão e das Filipinas.
Além desses países, a Casa Branca já havia fechado acertos comerciais com Reino Unido, Vietnã e Indonésia. Também ficou estabelecido um acordo preliminar com a China.
No caso do Brasil, afetado por tarifas de 50% – uma das mais altas – ainda não há previsão para negociações. Ao jornal norte-americano The New York Times, Lula chegou a reclamar que, na Casa Branca, “ninguém quer conversar”.
“Pedi para entrar em contato. Designei meu vice-presidente, meu ministro da Agricultura, meu ministro da Economia, para que cada um possa conversar com seu homólogo e entender qual seria a possibilidade de diálogo. Até agora, não foi possível”, ressaltou o presidente.
Madu Toledo – https://www.metropoles.com/mundo/trump-pune-india-com-tarifa-de-25-por-fazer-negocios-com-a-russia




