O forte temporal que atingiu o Sul e Costa Verde do Rio de Janeiro na segunda-feira (07), deixou ruas e casas alagadas, além de queda de árvores e deslizamentos de terra. Em algumas cidades, a chuva começou no fim da tarde e seguiu durante toda a noite.
Moradores de Angra dos Reis, Resende, Pinheiral, Barra Mansa, Paraty, Paracambi, Valença e Volta Redonda foram afetados com os estragos da chuva forte.
Em Resende foram registrados quase 50 milímetros de chuva em seis horas. Houve queda de árvores na Avenida General Fonseca e alagamento nos bairros Lavapés e Cidade Alegria.
No distrito de Engenheiro Passos, o nível da água atingiu 1,2 m em alguns pontos e cerca de 25 casas ficaram alagadas.
A Defesa Civil vistoriou os imóveis e informou que não há risco de interdição. Nenhum morador precisou ser desalojado ou ficou desabrigado.
O bairro São Sebastião, em Valença, ficou tomada pela lama, impedindo os veículos de acessarem a localidade. A Defesa Civil informou que foram 24 milímetros nas últimas 48 horas e 13 milímetros de chuva nas últimas 24 horas.
Apesar dos transtornos, não houve registro de feridos.
Em Paracambi choveu quase 70 milímetros em 24 horas. No Bairro BNH de cima, o acúmulo de água causado pelo bloqueio do encanamento deixou ruas alagadas.
A prefeitura informou que vai acionar equipes de manutenção para verificar o sistema de escoamento de água e realizar a manutenção.
Alagamentos também causaram transtornos para moradores do bairro Nova Esperança, em Barra Mansa. O nível da água chegou a cobrir a parte dianteira de veículos que estavam estacionados nas ruas.
Em Volta Redonda, um carro acabou caindo em um córrego no bairro Siderlândia. Por conta da pouca visibilidade provocada pela chuva, o motorista errou o trajeto e saiu da rua.
Moradores que passavam pelo local no momento do incidente ajudaram os passageiros a saírem do veículo.
Uma equipe da prefeitura foi até o bairro nesta terça-feira (8) para realizar a remoção do carro. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Ruas ficaram alagadas no bairro Conforto, impedindo o deslocamento dos moradores.
Em Pinheiral, a água entrou em algumas casas no bairro Varjão. A Rua Juvenal Xavier Botelho ficou alagada durante toda a noite.
A prefeitura informou que o acumulado de chuva foi de 117 milímetros e que mais da metade desse volume caiu em menos de 20 minutos.
Em Paraty, houve tromba d’água no bairro Condado e, pelo menos, uma família precisou ser desalojada por conta da enxurrada. Foram registrados 40 milímetros em menos de 24 horas.
A Defesa Civil informou que 70 casas da parte baixa do bairro ficaram alagadas e reforçou o estado de atenção e está realizando uma vistoria de emergência no bairro. Ninguém chegou a ficar ferido.
Em Angra dos Reis, foram registrados 95 milímetros de chuva em 24 horas. Uma árvore caiu no bairro Pontal e a Polícia Rodoviária Federal providenciou a liberação da pista. Apesar da chuva forte, a Defesa Civil não foi acionada.