A chuva intensa que atingiu o Sul e a Costa Verde do Rio de Janeiro ao longo de terça-feira (22) causou diversos transtornos e deixou alguns municípios da região em alerta. As cidades que registraram ocorrências foram Angra dos Reis, Resende e Paraty.
Por causa do volume de chuva acima do esperado, houve deslizamentos de terra, um carro arrastado pela correnteza, casas interditadas e ruas alagadas.
Angra dos Reis
Segundo a Defesa Civil, choveu 145 mm em 24 horas em Angra dos Reis. O ponto mais atingido foi o Centro da cidade. Além da chuva, o alagamento nas ruas do Centro foi provocado pela alta da maré, que chegou a 70 cm. Por causa do volume acima do esperado, os moradores receberam uma mensagem de texto no celular para ficarem atentos.
Um morador usou uma prancha e um remo para fazer stand up paddle na água da enchente na Rua Coronel Carvalho, no Centro.
Houve deslizamentos de terra e árvore atingindo uma casa no bairro Frade. No Morro do Santo Antônio e na Carioca, um barranco caiu em cima de residências, interditando dois imóveis. Ninguém ficou ferido.
Ainda durante a manhã, funcionários da Defesa Civil foram às ruas para limpar ruas e contabilizar os prejuízos causados pelo temporal.
Até a publicação desta reportagem, moradores de nove bairros, que residem em áreas de alagamento e deslizamento, receberam o SMS de evacuação da Defesa Civil: Praia de Araçatiba, Praia Vermelha e Provetá, na Ilha Grande; Bracuí, Gamboa do Bracuí, Ilha do Jorge, Santa Rita do Bracuí, Sertão do Bracuí e Itanema.
A orientação da Defesa Civil é que a população evite o contato com a água e fique atenta às mensagens de textos enviadas para quem vive em áreas de risco. O morador que receber um aviso de evacuação deve procurar um ponto de apoio. Para receber os alertas, é preciso mandar um SMS para o número 40199, informando o CEP da residência.
Resende
Em Resende choveu 84,2 mm em uma hora, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. Houve alagamento nas Ruas Mário Piriquito, Sarquis José Sarquis, Rua Marcilio Dias e Rua Rafaela Maria Bruno no bairro Jardim Jalisco, no Campos Elíseos e no Túnel da Aman, que fica no Centro. No túnel, uma mulher teve que ser resgatada pela Defesa Civil após o carro em que ela estava ficar parcialmente submersa.
A casa de um moradora desabou e precisou ser interditada na Rua Abílio Godoy, no bairro Paraíso. Também por conta da chuva, outra residência foi obstruída na Rua Cláudio Assunção, no Ipiranga l. No bairro Surubi, houve deslizamento de terra na Avenida Airton Sena.
Duas casas foram alagadas na Rua Ângela, no bairro Cabral. Não houve desalojados ou desabrigados.
Paraty
Na BR-101 (Rio-Santos), em Paraty, houve quedas de árvores e deslizamentos de terra que deixaram alguns pontos da estrada em meia pista.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) informou que choveu 87 milímetros em um período de seis horas na cidade.
Segundo o Corpo de Bombeiros, um carro foi arrastado pela enxurrada para dentro do rio quando passava por uma ponte. O caso aconteceu perto da BR-101, na altura de uma localidade conhecida como Forquilha, no bairro Patrimônio.
Os agentes informaram que o motorista conseguiu sair antes de o veículo ser levado e passa bem.
A Defesa Civil pede que os moradores fiquem em alerta e em caso de emergência entrem em contato pelo telefone 199.