CidadesDestaque

Temporal atinge o Sana e causa transtornos na serra macaense

Pontes são destruídas e estradas ficam bloqueadas após chuvas

Débora Clara Santos

 

Um dos destinos preferidos dos moradores da Região dos Lagos na serra macaense, o Sana foi atingido por uma forte chuva na madrugada desta quinta-feira (26). O temporal provocou uma cabeça d’água que não era registrada desde 1996, há 30 anos, causando o transbordamento de rios e uma série de transtornos.

A situação foi registrada por moradores da localidade e os vídeos logo se espalharam pela internet. De acordo com os registros, a chuva destruiu pontes e acessos à região. Além disso, bloqueou estradas nas localidades de Frade, Glicério, Trapiche, Serra da Cruz, Córrego do Ouro.

Segundo a prefeitura, em poucas horas, foram registrados mais de 115 mm de chuva. Nos últimos dias, devido à atuação de um sistema de baixa pressão próximo à costa do Estado do Rio, o acumulado chegou a cerca de 230 mm. O sistema permanece atuando, agora em conjunto com uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que promete aumentar os níveis de umidade e firma previsão de chuva em todo o Estado do Rio até domingo (1º).

No Sana, o tempo se mantém instável, com previsão de pancadas de chuva moderada a ocasionalmente forte, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento até a próxima sexta-feira (27).

O prefeito Welbert Resende informou, através das redes sociais, que equipes já estão em campo e que uma força-tarefa está sendo montada para atuar na região ao longo do dia. “Nesse momento, as equipes da Defesa Civil, de Agricultura e de Interior já estão atuando no local. Nas próximas horas, uma força-tarefa envolvendo oito secretarias estará na Serra, com máquinas e equipes para dar todo suporte e apoio necessário”, disse o prefeito.

O portal Fontecerta.com entrou em contato com a prefeitura de Macaé para saber se há registros de vítimas. A matéria será atualizada assim que recebermos retorno.

Fonte https://fontecerta.com/noticias-da-regiao-dos-lagos/temporal-atinge-o-sana-e-causa-transtornos-na-serra-macaense/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo