CidadesDestaque

Iguaba Grande investe em áreas de Turismo Verde

Um espaço já foi inaugurado e o outro será entregue nos próximos dias

A Prefeitura de Iguaba Grande está aproveitando esse momento de pandemia para preparar a cidade para a captação de turistas interessados em atividades junto à natureza, o chamado Turismo Verde. Para isso um grande espaço já foi inaugurado de forma virtual, e outro será nos próximos dias.

O Parque Natural Alípio Villanova do Nascimento foi oficialmente inaugurado na última semana. Localizado no bairro São Miguel, ele ocupa uma área total de 186.000m² de mata atlântica. No local, os visitantes poderão desfrutar de caminhadas numa trilha de quase 5 km de extensão, contribuindo para o desenvolvimento do ecoturismo em Iguaba Grande. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Vinícius Lavalle, “o objetivo do espaço é desenvolver e aguçar a curiosidade de públicos de diferentes perfis para que possam curtir momentos mais próximos à natureza, observando e apreciando detalhes da flora e da fauna da região”.

Além disso, no espaço também foi instalado o Horto Municipal, que possui mais de 100 tipos de mudas cultivadas e armazenadas numa estufa gigante para distribuição gratuita à população. São palmeiras, flores e diversas árvores frutíferas disponíveis para plantio.

“Tenho certeza que assim que passar essa pandemia o local se tornará uma referência para turismo ecológico no interior do Estado, inclusive entrando na rota nacional dos trilheiros”, comentou o secretário Vinícius Lavalle, lembrando que o Parque Natural funciona de terça a  sexta-feira, das 9 às 17 horas.

O outro espaço, que será inaugurado nos próximos dias, é o Parque Ecológico de Lazer Celia Barbosa da Silva, localizado no final da Estrada da Capivara, que está sendo asfaltada. Administrado pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, o espaço compreende uma área total de 13.614m², com 260m de calçada construída com cerca de 11 mil bloquetes intertravados, e ainda é cercado por 900m de corrimão trabalhado com eucalipto tratado. Tudo isso emoldura uma lagoa de água doce conhecida como Lagoa do Bulcão, que recebeu uma cachoeira artificial, e possui peixes como tilápia, acara, bagre, traíra e musum.

O espaço ganhou, ainda, outros atrativos como um píer de madeira, três passarelas, um parquinho de madeira para criançada e uma incrível trilha no meio da vegetação onde os visitantes podem observar pequenos micos e pássaros nativos como bem-te-vi e beija-flor. O local ainda ganhará quatro banheiros (dois femininos e dois masculinos), uma academia ao ar livre, dois pedalinhos e um campo de futebol. Para aqueles que buscam paz interior, um monte de orações já foi inaugurado.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo