DestaqueEsportes

Sérgio Buffara abre as portas de casa para atletas da FERJKT

anfitrião das artes marciais

A residência do empresário, ex-lutador e ícone das artes marciais, Sérgio Buffara, em Teresópolis, na Região Serrana, transformou-se em um dojô de alto nível no último sábado (12). Buffara, atuando como um verdadeiro anfitrião, recebeu atletas da Federação do Estado do Rio de Janeiro de Karatê-DÔ Tradicional (FERJKT) após uma manhã de preparo intenso.

Os karatecas participaram de um treino preparatório, promovido pela FERJKT e coordenado pelo Sensei Paulo Pinto. O objetivo era afiar a técnica e o preparo físico dos atletas rumo ao Campeonato Brasileiro de Karatê-DÔ Tradicional, que acontecerá em setembro, também no município serrano.

Após uma manhã intensa de treinamento, os atletas foram recepcionados pelo próprio Buffara, acompanhado de sua esposa, Kátia Buffara. A iniciativa demonstra o apoio à nova geração e seu comprometimento contínuo com o esporte.

O evento recebeu cerca de 70 pessoas, incluindo atletas e importantes figuras da FERJKT. Também marcaram presença a presidente da FERJKT, Natacha Marques, o vice-presidente, Paulo Uchôa, o Sensei Paulo Pinto, o Shihan Ugo Arrigoni, o Sensei Eduardo Santos e o professor de defesa pessoal Rogério Siqueira.

DE ATLETA A INFLUENTE PROMOTOR DO ESPORTE

Sérgio Buffara é um nome que ressoa no universo das artes marciais no Brasil, especialmente no cenário do Karatê, Jiu-Jitsu e Judô, modalidades nas quais atuou como lutador e, posteriormente, como um influente promotor e incentivador de eventos. Com mais de 60 anos de carreira, Buffara coleciona títulos e reconhecimento por sua técnica e performance no esporte.

“Comecei minha paixão pelo esporte nos anos 50, mas foi em meados dos anos 60 que iniciei minha trajetória no Karatê e no Jiu-Jitsu. Sigo até hoje, porém houve um problema. Fiz uma cirurgia na coluna e isso me afetou o nervo do pé. A diabetes também me pegou. Mas continuo ainda praticando. Os braços e a cintura estão bons. O soco está rápido”, comenta.

Após sua excepcional fase como lutador, Sérgio Buffara direcionou sua energia para a promoção e organização de eventos de artes marciais, com um foco especial no MMA e no Karatê. Ganhou reconhecimento por trazer grandes nomes do cenário nacional e internacional para lutar no Brasil, especialmente em Teresópolis, onde reside há muitos anos.

“Hoje em dia me dedico ao patrocínio e apoio a esportistas e lutadores. Exemplo disso é esse almoço que promovi para tratarmos de um projeto. Estamos aguardando o Campeonato Brasileiro em setembro. Atualmente tento treinar pessoas que gostem do MMA, como treinei o campeão do UFC, Vitor Belfort”, afirmou.

Entre os atletas que participaram de eventos promovidos por Sérgio Buffara estão figuras hoje consagradas como Anderson Silva, Shogun, Ninja, Cyborg e Vitor Belfort. Essa atuação foi fundamental para o crescimento e a popularização do MMA no país, atraindo grande público e dinamizando o turismo local.

Buffara foi responsável por eventos notórios como o “Heroes” no final dos anos 90, que lotaram o ginásio poliesportivo de Teresópolis.

Nascido em Curitiba, no Paraná, Buffara conta que resolveu morar em Teresópolis por influência de Carlson Gracie, influente mestre de jiu-jítsu brasileiro. Na cidade, construiu uma residência com toda a infraestrutura necessária para treinos. Lá, já recebeu atletas como Maurício Rua, o Shogun, Anderson Silva, Evangelista dos Santos, o Cyborg, e Vítor Belfort.

HOMENAGEM

Um momento de pura emoção e gratidão marcou o almoço em Teresópolis. Na ocasião, um dos atletas que garantiu o ouro no 29º Campeonato Sul-Sudeste de Karatê-DÔ Tradicional, protagonizou uma homenagem comovente: presenteou o mestre Sérgio Buffara, referência na formação de jovens talentos na arte marcial.

“Ganhei a medalha de ouro, no Campeonato Sul-Sudeste. Luto na equipe com o sr. Luiz. Eu acho honrado e merecido esse ouro do nosso senhor Buffara, que acredita no nosso trabalho, tem fé em nós e faz tudo para que o trabalho cresça”, disse o atleta Paulo Henrique antes de estender a medalha em direção a Buffara. A atitude foi mais que simbólica – foi um gesto de reconhecimento a quem, segundo ele, tornou tudo possível.

Em seu discurso espontâneo, o atleta destacou a importância do trabalho coletivo e o impacto positivo que Buffara exerce sobre os lutadores. “Graças à credibilidade no nosso trabalho, podemos trazer crianças para competir conosco, viajar e procurar que elas encontrem o caminho delas, seja dentro ou fora do karatê. Mas sempre levando elas conosco”, afirmou.

Segundo ele, ajudar de coração é o que gera reconhecimento verdadeiro. “O mais legal de ajudar é saber que, quando a gente ajuda o próximo de mãos abertas, a gente é reconhecido”, disse.

O gesto arrancou aplausos e emocionou os presentes. Sérgio, conhecido por sua dedicação incansável à formação de jovens atletas, recebeu a homenagem com humildade, visivelmente comovido.

O 29º Campeonato Sul-Sudeste de Karatê-DÔ Tradicional aconteceu em junho e reuniu esportistas de cinco estados, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

IRMANDADE E UNIÃO

A reunião dos atletas também evidenciou a irmandade e a união no esporte. Sérgio Buffara falou sobre os colegas de dojô. “Recebo atletas e amigos frequentemente. Faço isso todo o ano, duas, três vezes por ano. O sensei Paulo Pinto é um grande amigo e realiza um projeto maravilhoso na Região dos Lagos, principalmente, no município de Armação dos Búzios”, destacou.

O shihan Ugo Arrigoni fez questão de enaltecer a figura do mestre Sérgio Buffara, com quem dividiu competições e treinamentos. “O Buffara foi um companheiro meu de competições e de treinamento. Ele realmente viveu essa época toda. Ele apoia aquilo que ele sempre precisou ser apoiado no passado. Buffara apoiou vários atletas de nome mundial em termos de MMA, de Judô, de Jiu-jitsu. Então, ele é uma pessoa imprescindível para o desenvolvimento do Karatê e das artes marciais no Brasil”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo