DestaquePolícia

Segurança de Rio das Ostras capacita Guardas de Varre-Sai para uso de armas não letais

Curso foi ministrado por instrutores da própria CGM do Município

Formada por profissionais capacitados para atender à população e agir em diversas ocorrências, a Secretaria de Segurança Pública de Rio das Ostras, por meio da Guarda Civil Municipal, recebeu, no último dia 8, guardas municipais de Varre-Sai para aplicação do Curso de Operações com Tecnologias Não Letais. A aula, aplicada por agentes do Grupo de Operações Especiais – GOE, foi realizada na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula.

O secretário de Segurança Pública, Carlos Menegasi, explicou que Rio das Ostras é um município muito requisitado para aplicação desse e de outros cursos dada a qualificação da Corporação. “Temos guardas que são formados, instrutores em armas de menor potencial ofensivo. E poucas Guardas têm pessoas habilitadas para isso. Inclusive, atualmente temos agentes capacitados pela empresa responsável pela fabricação dos equipamentos e também aptos a transmitir o conhecimento adquirido”, observou.

CURSO – Na capacitação, os agentes receberam conteúdo programático sobre o conceito não letal, classificação das tecnologias não letais, legislação nacional e internacional de uso destes equipamentos (lançadores, espargidores de pimenta, granadas lacrimogênea e de pimenta, granadas explosivas, munições táticas e outros), o uso proporcional e seletivo da força, os agentes químicos e suas definições, os efeitos no organismo, como é feita a descontaminação e os primeiros socorros, manuseio destes equipamentos, cuidados, transporte, como é feito o emprego tático, as práticas em ambiente de controle de multidões e outros. Também foram estudadas as características, funcionamento e contraindicações do uso do dispositivo elétrico incapacitante (spark), disparos individuais e oficinas de vivenciamento.

Menegasi contou ainda que os agentes saem habilitados para atuar com mais segurança tanto para si quanto para a população. “É importante frisar que este curso habilita o agente a usar os instrumentos de menor potencial ofensivo em ações pontuais e necessárias. Os equipamentos proporcionam maior segurança para o GCM nas ações e contribuem para a manutenção da ordem pública, transmitindo maior sensação de segurança para os munícipes e visitantes”, contou.

ATUALIZAÇÃO – Nesta semana, começou mais uma fase do curso de atualização dos Agentes da Guarda Civil Municipal de Rio das Ostras que atuam diretamente no trânsito do Município. O curso de atualização de legislação de trânsito – incluindo as leis mais recentes, relativas a veículos autopropelidos (veículos com propulsão própria, geralmente elétricos) tem o objetivo de preparar o efetivo para um importante trabalho de conscientização de condutores no Município, antes do fim do prazo para regularização dos veículos elétricos, conforme definido pela legislação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo