
A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Territorial e Economia Azul, marcou presença nesta terça-feira (6) na segunda edição do BlueRio, programa de inovação aberta com multiparceiros voltado à Economia Azul. Promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), o evento foi realizado no Salão Nobre do Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, e reuniu representantes de instituições públicas, privadas e acadêmicas. Cabo Frio foi o único município do interior do estado a participar do encontro.
O BlueRio tem como objetivo lançar desafios estratégicos de empresas parceiras para que startups do mundo inteiro desenvolvam soluções inovadoras, fomentando a sustentabilidade e o desenvolvimento da economia do mar. Nesta edição, foram abordadas seis temáticas principais: saneamento; portos, navegação e logística; sustentabilidade e clima; energia sustentável; turismo e bioeconomia. Cada eixo temático apresentou desafios específicos que servirão de base para o chamamento global das startups.
“Esses desafios lançados agora serão trabalhados por startups do mundo inteiro, que apresentarão soluções inovadoras. Cabo Frio tem atuado de forma estratégica para se consolidar como referência em inovação ligada à Economia Azul. Com nosso patrimônio natural, praias de areia branca e ecossistemas preservados, enxergamos o potencial de aliar desenvolvimento sustentável à geração de emprego e renda. Estamos incentivando projetos em áreas como turismo, pesca artesanal, educação ambiental e tecnologia voltada ao mar. Participar do BlueRio reforça nosso compromisso com a inovação e com a preservação dos recursos marinhos”, destacou o secretário de Gestão Territorial e Economia Azul, Matheus Monica.