
Na próxima quinta-feira (15), a cidade de Cabo Frio dá um importante passo rumo à inclusão com a realização de um evento de basquete adaptado. A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Esporte e Lazer e a Secretaria da Pessoa com Deficiência. A atividade será realizada a partir das 18h, no ginásio da Universidade Estácio de Sá.
O evento marca a implementação oficial do esporte adaptado no município e contará com a presença de importantes nomes da modalidade, como Mário Bello, presidente da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeiras de Rodas; Itamar Luiz, coordenador de seleções da mesma entidade; e Bruno Delia Matzke, presidente do basquete adaptado no Estado do Rio de Janeiro.
Para o secretário de Esporte e Lazer, Rafael Bernardo, o momento é de celebração e união.
“Há muito tempo, a pessoa com deficiência almeja o esporte adaptado em nosso município, e finalmente estamos tendo essa oportunidade. Escolhemos o basquete em cadeira de rodas por ser a modalidade precursora no Brasil”, destacou.
O secretário adjunto de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência e Autismo, André Luiz da Penha, o Gugu, também reforça a importância da iniciativa.
“O basquete adaptado mostra que a acessibilidade também pode estar presente no esporte. A pessoa com deficiência pode estar onde quiser.”
A ação é aberta ao público e tem como objetivo incentivar a inclusão e promover o acesso ao esporte para pessoas com deficiência, além de conscientizar a população sobre a importância da acessibilidade e da equidade nas práticas esportivas.