
A Educação Inclusiva é uma prioridade da Administração Municipal de Rio das Ostras. Para garantir a equidade na qualidade no ensino, o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – CEMAEE Padre João Machado Evangelho recebeu diversos investimentos desde o início do ano letivo de 2025. O espaço ganhou novas salas e manutenção predial, além de implementações e avanços nos atendimentos aos alunos público-alvo da Educação Especial.
Com 151 alunos matriculados, o Centro, que atua no contraturno escolar, conta com 14 Salas de Recursos Multifuncionais específicas e atividades complementares.
Os espaços atendem os estudantes com deficiência física, visual, auditiva, intelectual, deficiências múltiplas, com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas-habilidades/
“Atuamos com alunos desde a creche até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os recursos multifuncionais possibilitam a efetivação de diversas atividades que priorizam a autonomia desses estudantes, além de proporcionar o apoio pedagógico necessário para a evolução da aprendizagem”, destacou a diretora do CEMAEE, Ana Paula Portugal.
As salas de atendimento oferecem atividades de Estimulação Precoce, Comunicação Alternativa/Aumentativa (CAA), Braille, LIBRAS, Sala Maker, Laboratórios de Aprendizagem e da Casa da Vida Independente.
O CEMAEE disponibiliza também atendimentos complementares de psicomotricidade, paraesporte e atividades aquáticas, além do suporte aos pais e responsáveis por meio de oficinas, palestras, rodas de conversa e vivências.
INVESTIMENTOS – O CEMAEE recebeu diversos investimentos para melhoria das instalações. O Centro passou por pintura e modificações estruturais, com a criação de três novas salas de atendimento e de uma mini quadra, além de manutenção elétrica, hidráulica, da piscina e da Casa da Vida Independente.
O espaço ganhou, ainda, coloração com as tonalidades que representam o Transtorno do Espectro Autista (TEA), tornando o ambiente ainda mais acolhedor e inclusivo.
MATRÍCULA – Os pais e responsáveis que possuem filhos público-alvo da Educação Especial devem procurar a escola em que o estudante está matriculado, que fará o encaminhamento do aluno ao Centro. O espaço está localizado na Rodovia Amaral Peixoto, n° 3578, no Bosque da Praia.
Os atendimentos são realizados das 7h às 19h. As atividades têm duração média de 50 minutos, com direito a um lanche adaptado para cada aluno.
ATUAÇÃO – A atual gestão aposta na ampliação dos atendimentos voltados à Educação Especial, com suporte pedagógico e auxílio às famílias.
Além do CEMAEE, a Rede Municipal conta com 36 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), distribuídas nas unidades escolares. Os espaços contam com equipamentos, recursos de acessibilidade e materiais pedagógicos no contraturno escolar.