Geral

Há nove anos, o mundo perdia Whitney Houston

A morte de Whitney Houston, conhecida por sucessos como How Will I Know, Saving All My Love For You e I Will Aways Love You, trilha sonora do filme O Guarda-Costas (1992), no qual também atuou ao lado de Kevin Costner, completa 9 anos nesta quinta-feira (11). Uma das cantoras mais vendidas do mundo nos anos 80, Whitney Houston foi achada morta aos 48 anos, em um quarto de hotel em Beverly Hills, nos Estados Unidos, em 2012. Na época, a morte da cantora foi confirmada por sua representante, Kristen Foster.

Sua última aparição pública havia sido na quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012, em uma festa do Grammy em Hollywood. Whitney aparentava estar alcoolizada quando deixou o local com ajuda de uma pessoa.

Ganhadora de seis prêmios Grammy, com mais de 200 milhões de discos vendidos, a cantora americana passou anos batalhando contra o vício em drogas e álcool. Whitney se preparava para estrelar o filme Sparkle e havia se oferecido a se tornar júri do programa musical The X Factor.

Entre outros prêmios, ela ganhou dois Emmy Awards, 22 American Music Awards e 30 Billboard Music Awards, totalizando 415 prêmios conquistados em sua carreira até 2010.

Whitney deixou uma filha, Bobbi Kristina, fruto do relacionamento com Bobby Brown, que foram casados de 1992 a 2007. Bobbi morreu em julho de 2015, aos 22 anos, depois de ingerir um “coquetel tóxico” administrado pelo namorado e que a deixou inconsciente. Nick Gordon então mergulhou sua cabeça em uma banheira de água fria, o que lhe causou danos cerebrais.

Os médicos legistas não se pronunciaram sobre a natureza acidental, ou intencional, da morte. A necropsia determinou que Bobbi Kristina Brown havia consumido álcool, morfina, cocaína e maconha antes de sua morte.

Carreira

Dona de uma voz poderosa, Houston dominou o cenário musical americano nos anos 1980 e 1990 como a cantora pop-soul conhecida como “the Voice” e a “Rainha do Pop.”. Nascida em Newark, no estado de Nova Jersey, em 9 de agosto de 1963, Whitney Elizabeth Houston também atuou em filmes de sucesso como ‘Falando de amor’ e ‘O guarda-costas’.

Seu último filme foi ‘Um anjo em minha vida’, de 1996, e ela deveria participar do musical Sparkle, inspirado na história do grupo ‘The Supremes’, o que seria sua volta às telas e a retomada de sua carreira.

Filha de uma família musical, que incluía sua mãe Cissy Houston, uma cantora gospel, e Dionne Warwick, sua prima, Whitney Houston começou adolescente a trabalhar como modelo. Sua impressionante beleza afro-americana a levou a ser a primeira garota negra a posar para a capa da conhecida revista “Seventeen”.

Mas sua passagem pelos corais da igreja logo revelariam sua maior vocação: a música

Pouco tempo depois, a cantora passou a atuar ao lado da mãe em casas noturnas da cidade de Nova York, onde acabou sendo descoberta por Clive Davis, empresário da Arista Records. . Seu sucesso foi imediato e avassalador e ela dominou todos os hit parades com êxitos como How Will I Know, Saving all My Love for You e I Will Always Love You.

Seu álbum de estreia, intitulado Whitney Houston, foi lançado em 1985 e se tornou o álbum de estreia mais vendido por uma artista feminina, com 25 milhões de cópias comercializadas.

Em 1987, foi a vez dela lançar Whitney, que trouxe um novo recorde: tornou-se o primeiro álbum de uma artista feminina a estrear em primeiro lugar na parada da revista Billboard.

Em seguida veio I’m Your Baby Tonight, em 1990. O trabalho dividiu a opinião dos fãs, por trazer músicas mais dançantes e diferente de seus trabalhos anteriores. Mesmo assim, o disco vendeu mais de 13 milhões de cópias.

My Love Is Your Love (1998), quarto álbum de estúdio, é considerado um dos melhores da cantora, com hits como Heartbreak Hotel e When You Believe. O disco vendeu mais de 15 milhões de cópias em todo o mundo.

Houston conquistou seis Grammy, incluindo dois de melhor álbum do ano, e vendeu mais de 170 milhões de álbuns. A cantora no auge da carreira também expressou seu apoio ao movimento anti-apartheid de Nelson Mandela, e fez campanha pela libertação do líder negro sul-africano.

Posteriormente, sua carreira sofreu um baque quando ela admitiu sua dependência de drogas e uma relação abusiva com seu ex-marido Bobby Brown. Brown fez sucesso como cantor de rhythm and blues nos anos 1980 e 90, mas ficou mais conhecido como marido de Houston e por seu envolvimento constante com drogas e a lei.

A relação com Brown teve total influência na vida de Whitney. Ela chegou a um tal grau de dependência das drogas que chocou o público com a visível decadência de sua aparência.

O casal estrelou um reality show, “Being Bobby Brown”, que falava de seu casamento. Brown foi preso diversas vezes, como em 1996, por dirigir bêbado, e em 2003, por bater em Houston. Os dois, que tiveram uma filha, Bobbi Kristina, se divorciaram em 2007.

Just Whitney…, de 2002, é um dos discos mais polêmicos de sua carreira, pois revela ainda mais seus problemas pessoas. No primeiro single, Whatchulookinat, a cantora critica as pessoas que davam sua carreira como terminada. A música repercutiu negativamente na época.

Seu último trabalho, I Look to You, de 2009, foi recebido positivamente pela critica, com dois singles I Look to You e Million Dollar Bill. O disco vendeu cerca de 5 milhões de cópias.

Estreia no cinema

O primeiro papel da cantora no cinema foi no filme O Guarda-Costas, de 1992, no qual fez um enorme sucesso como a protagonista.

A trilha sonora original do filme, cantada por ela, ganhou o Grammy de 1994 de Álbum do Ano. Seu primeiro single, I Will Always Love You, se tornou o mais vendido por uma artista feminina na história da música.

A cantora protagonizou todos os filmes em que trabalhou. Entre eles estão Falando de Amor(1995) e Um Anjo em Minha Vida (1996), no qual faz par romântico com Denzel Washington. A cantora interpretou Julia, uma mulher envolvida em um triângulo amoroso com seu marido e um anjo

Pouco antes de sua morte, Whitney tinha finalizado de gravar o remake de Sparkle. Dirigido por Salim Akil, o filme é centrado em três irmãs que formaram um grupo musical no final dos anos 1950.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo