Na reunião semanal da Comissão Municipal de Enfrentamento à Covid-19 de Rio das Ostras e o Ministério Público, que aconteceu na quinta-feira (07) foram discutidas algumas alterações no último Decreto, publicado ontem, que têm como objetivo conter os índices de contaminação, mas que minimizem os prejuízos econômicos da Cidade.
Embora o Município continue na Bandeira Vermelha de acordo com os indicadores epidemiológicos e de saúde, disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, a Comissão esclareceu que é preciso evitar a falência econômica. De acordo com as equipes que vêm fiscalizando os comércios, a grande maioria têm cumprido as orientações e as medidas sanitárias, e precisam continuar trabalhando e gerando emprego e renda à população.
Os principais pontos de flexibilização das atividades comerciais foram a ampliação do horário de funcionamento de restaurantes, bares e lanchonetes até 1h, e a liberação do uso de mesas e cadeiras nas calçadas (sempre respeitando a restrição de 30% de ocupação) e a música ambiente. Também estão liberados os serviços de Delivery e Drive Thru até às 2h.
O comércio lojista também poderá retornar a funcionar em horário diário normal. As lojas de jogos eletrônicos como fliperamas estão submetidas as regras do comércio lojista e devem, portanto, respeitar as normas de proibição de aglomeração e de cumprimento de protocolo de segurança para atendimento.
As Feiras Livres, apenas para venda de hortifrutigranjeiros, também poderão voltar a funcionar. E também está suspenso o Toque de Recolher.
Segundo a Comissão, é grave a situação sanitária, mas é preciso também compreender que a pandemia provocou uma crise econômica e foi isso que foi discutido com o MP. É necessário que cada um faça sua parte, tomando todas as medidas de higiene, usando máscara e saindo somente se for necessário, para impedir a falência econômica da Cidade e a propagação do vírus.
Vale lembrar que as praias continuam com permanência proibida e os quiosques continuam sem poder trabalhar com cadeiras na areia das praias.
As novas medidas de flexibilização ficam valendo por 15 dias. Os Decretos Municipais estão disponíveis no site oficial –www.riodasostras.rj.gov.br.