
Alunos do Centro de Formação Artística de Rio das Ostras, unidade da Fundação de Cultura do Município, se destacaram no I Fest Dance Lagos – Festival de Dança da Região dos Lagos. Todos os 37 bailarinos que representaram a escola de artes riostrense, mais conhecida como “Onda”, foram premiados, individualmente ou em grupo, em suas modalidades. O Festival foi realizado no último sábado, dia 31, em São Pedro da Aldeia.
Ao todo, foram 12 prêmios alcançados por Rio das Ostras. Entre esses, o primeiro lugar no Clássico de Repertório, na modalidade variação feminina juvenil, conquistado por Íris Delatorre, indicada à melhor bailarina do evento. Outro destaque foi Romulo Castro, que também teve indicação como melhor bailarino.
A diretora do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro, Fabiana Nagib, falou do orgulho com o resultado, que reflete toda a dedicação e o investimento da escola em seus bailarinos. Ela reforçou a importância da participação dos alunos no festival, destacando que possibilita o desenvolvimento da autoconfiança, disciplina, trabalho em equipe e senso de responsabilidade.
“Foi uma oportunidade valiosa de crescimento artístico, pessoal e profissional para os nossos bailarinos. Durante o festival, eles aprenderam a lidar com os bastidores, o nervosismo, os imprevistos e a emoção de se apresentar para um novo público e jurados muitos experientes. Nossos estudantes ganharam novas referências e compreenderam melhor o seu lugar dentro da arte da dança. Isso estimula a busca constante por evolução técnica e expressão artística”, analisou Fabiana.
Bailarinos de Rio das Ostras conquistaram ainda a isenção da taxa de inscrição para a Etapa 7 do Circuito FDB 2025, com coreografia “Loucuras Felinas”, além da isenção de taxa de inscrição para Romulo Castro no Festival Tempo de Dançar, com a coreografia “O que restou de mim”.
Os alunos de Rio das Ostras apresentaram coreografias nas categorias de ballet clássico, ballet de repertório, jazz e contemporâneo, com supervisões das professoras Ana Flávia Mattos, Gabriela Estevam e Vanessa Barcelos e direção artística de Verônica Pizzorno.
PREMIAÇÕES RECEBIDOS:
1º Lugar – Clássico de Repertório – Variação Feminina – Juvenil Bailarina: Íris Delatorre
2º Lugar – Clássico de Repertório – Variação Feminina – Avançado Bailarina: Kamilly Isgrancio
2º Lugar – Clássico de Repertório – Trio – Juvenil
Bailarinas: Iris Delatorre, Júlia Carline e Ana Lu
3º Lugar – Clássico de Repertório – Duo – Juvenil
Bailarinas: Júlia Carline e Ana Lu
3º Lugar – Clássico de Repertório – Variação Feminina – Senior
Bailarina: Júlia Rodrigues
3º Lugar – Clássico de Repertório – Variação Masculina – Avançado Bailarino: Romulo Castro
3º Lugar – Clássico de Repertório – Conjunto – Juvenil
Coreografia: Amigas de Coppélia
Alunas do 3° Médio
2º Lugar – Clássico Livre – Solo – Juvenil
Bailarina: Alice Máximo
3º Lugar – Clássico Livre – Solo – Juvenil
Bailarina: Júlia Carline
2º Lugar Jazz – Conjunto – Sênior
Coreografia: Loucuras Felinas
Alunas do 2° e 3 Médios
3º Lugar – Jazz – Conjunto – Avançado
Coreografia: Mar de Lágrimas
Alunos do 1° e 2° Técnico
2º Lugar – Contemporâneo – Solo – Avançado
Bailarino: Romulo Castro