RH capacita mais uma turma de servidores para primeiros socorros

Servidora da Saúde, Aline Silva Rodrigues foi uma das participantes do curso básico de Primeiros Socorros promovido pela Secretaria Adjunta de Recursos Humanos, na Casa do Servidor Júlio Antunes, na terça-feira (25), e disse que é de utilidade para profissionais da área e também para quem não é.
“É muito importante recebermos informações atualizadas sobre como agir em casos de emergência contribuindo com o socorro do colega ou pessoas da comunidade no trabalho, em casa ou onde estivermos”, afirmou. O curso faz parte do Programa Treinar para Salvar Vidas, iniciativa da prefeitura, através da Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos, em parceria com a Cruz Vermelha.
Servidores lotaram, mais uma vez, o auditório da Casa para receber o treinamento. Até agora foram oito turmas e 229 servidores capacitados, sabendo que todos receberão o certificado internacional válido em mais de 180 países em conformidade.
O curso foi ministrado por Brenda Souza Martins Bouchorny que abordou a omissão de socorro, abandono de incapaz, legislações do socorrista, os procedimentos que o voluntário não pode realizar e, ainda, a cadeia de sobrevivência com ênfase nos cinco elos de suporte de vida, entre outros assuntos relativos a primeiros socorros.
A coordenadora da Casa, Fabieni Barcelos, disse que o curso é realizado com até 30 alunos por turma e o cronograma do mês de março será divulgado em breve. Um dos momentos que mais envolvem os servidores é a prática de socorro com simulação de atendimento ao colega, tudo acompanhado por instrutores.
“A Casa do Servidor entende que ministrar o curso de primeiros socorros de forma continuada contribui com a qualidade de vida e valorização do servidor sendo de extrema necessidade em todos os setores. Assim como as práticas interativas e demais atividades oferecidas gratuitamente aqui no espaço”, destacou a coordenadora.
Para participar, os servidores interessados precisam se inscrever por meio de ofício da secretaria em que estão lotados. Os participantes recebem certificado com validade de dois anos e reconhecimento internacional.