Primeira Jornada de Segurança e Saúde no Trabalho promove bem-estar e conscientização entre servidores

Pensando no bem-estar e segurança dos servidores, durante três dias, a Casa do Servidor Júlio Antunes recebeu a 1ª Jornada de Segurança e Saúde no Trabalho, que foi encerrada na quinta-feira (03). A iniciativa foi organizada pela Secretaria de Gestão de Pessoas, por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt).
O encerramento contou com três palestras: “Direito do Trabalho: Conhecendo seus Direitos e Deveres”, com a advogada Fabieni Barcelos e coordenadora da Casa do Servidor; “Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho”, com a enfermeira Luana Lacerda, especialista em saúde do trabalhador. Para finalizar o evento, o padre Gleison Lima, formado em Teologia e Filosofia, falou sobre “Escuta Ativa no Local de Trabalho: Melhorando a Comunicação e a Produtividade”.
De acordo com o secretário municipal de Gestão de Pessoas, Aristófanis Quirino, a Jornada de Segurança e Saúde no Trabalho entrará para o calendário de ações do município.
Na ocasião, a médica do trabalho, Lívia Selem e os engenheiros do trabalho, Rodrigo Gama e Cynthia Guerra, do Sesmt, informaram que a partir do mês de maio irão iniciar o Projeto de Diálogo Diário de Segurança (DDS).
“Vamos percorrer as secretarias promovendo a conscientização quanto aos riscos e a prevenção de acidentes. Será um momento de diálogo com os servidores”, disse Lívia.
Rodrigo acrescentou que o projeto funciona como uma roda de conversa e o compartilhamento de experiências.
“Vamos tirar dúvidas, fazer com que esses profissionais possam identificar perigos potenciais, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro”, pontuou.
Já a engenheira Cynthia, reforça que as reuniões da DDS são breves, duram em torno de 30 minutos.
“São abordados temas como saúde mental, bem-estar, práticas saudáveis, entre outros”.
Jornada – A 1ª Jornada de Segurança e Saúde no Trabalho foi realizada em reconhecimento à importância do Abril Verde, campanha de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. O objetivo é engajar empregadores, trabalhadores e a sociedade sobre a necessidade de implantar medidas que garantam ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis.
A Casa do Servidor Júlio Antunes funciona à Rua Francisco Portela, 702, no Centro de Macaé.