CidadesDestaque

Prefeitura vai desapropriar Fazenda da Taquara para criação de parque municipal

O conjunto é um dos engenhos mais antigos do Rio; projeto que prevê a transformação do espaço em centro cultural, com biblioteca, atividades educativas e áreas de lazer abertas ao público

Fazenda da Taquara, um dos mais antigos engenhos do Rio e tombada desde 1938, vai deixar de ser propriedade privada e passará a integrar o patrimônio municipal. No último sábado (16/08), o prefeito Eduardo Paes fez uma visita ao prédio histórico para anunciar a criação do Bosque Fazenda da Baronesa, projeto que prevê a transformação do espaço em centro cultural, com biblioteca, atividades educativas e áreas de lazer abertas ao público.

O prefeito foi acompanhado do secretário de Esportes, Guilherme Schleder, da presidente da Rio-Urbe, Maria Fernanda Cebrian, do deputado federal Pedro Paulo e do secretário de Conservação, Diego Vaz. A ideia do município é seguir o modelo do Bosque da Freguesia, mas com um diferencial, justamente o valor histórico da propriedade.

Datada do século XVIII, a fazenda foi residência do Barão da Taquara. O complexo arquitetônico, que já foi cenário na novela Renascer, abriga ainda uma capela dedicada a Nossa Senhora dos Remédios e à Exaltação da Santa Cruz, erguida em 1738. As imagens sacras no interior da capela são consideradas verdadeiros tesouros religiosos do Rio.

Até junho deste ano, grupos podiam visitar gratuitamente o local, mas as visitas foram interrompidas por decisão dos herdeiros. Agora, a desapropriação deve garantir acesso público definitivo. O projeto será elaborado por técnicos da Rio-Urbe em conjunto com historiadores da região, que deverão conciliar a preservação arquitetônica com novos usos culturais e educativos.

Localizada na Estrada Rodrigues Caldas, a propriedade preserva traços do período rural da Baía de Guanabara, como o avarandado com colunas toscanas e pisos com desenhos originais. Ao todo, a área tombada e protegida ambientalmente soma cerca de 100 mil m².

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo