Prefeitura apresenta as metas para Macaé mais tecnológica

Macaé tem se tornado cidade inteligente conectando infraestrutura, eficiência e transparência e deverá ser ainda mais moderna e tecnológica. O município investe em projetos que facilitam a rotina nos atendimentos aos serviços de governo, estimulam a conexão com ensino, conhecimento e entretenimento da população, como o Wi Fi Macaé que disponibiliza que os cidadãos tenham acesso à rede de Internet sem fio e gratuita. O serviço será ampliado tanto na sede quanto na região serrana e é uma das prioridades do Plano de Metas da Secretaria Municipal Adjunta de Ciência e Tecnologia.
São 120 pontos espalhados no município, em praças, terminais urbanos e em outros espaços públicos. Para ter acesso basta clicar na rede WiFi Macaé e seguir as instruções. A secretaria também atua em parceria com outros órgãos como a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Secretaria Adjunta de Defesa Civil e Secretaria Adjunta de Segurança em projetos como o SmartCity de videomonitoramento remoto da cidade que permite ações que visam melhorar, principalmente, as condições da mobilidade urbana, segurança e gestão de emergências.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Pessanha, afirmou que, através da Inteligência Artificial (IA), será possível identificar locais de pichação pela cidade, placas irregulares, lâmpadas acesas durante o dia nos postes ou apagadas à noite, e registrar flagrantes de roubo de tampas de bueiros. A previsão é mapear também os buracos, mato, lixo, veículos abandonados em vias públicas e outras demandas, visando deixar a cidade mais segura, limpa e saudável.
“Juntos, desenvolvemos projetos que atendem às demandas da população local e incentivam o turismo no município, proporcionando qualidade de vida e bem-estar a todos que vivem aqui ou vêm a lazer ou negócios”, destacou o secretário.
Quanto aos pontos de Wifi que precisam ser ampliados, ele informou que a empresa responsável pela execução do serviço está concluindo os estudos, mas adiantou que um dos pontos será a Praia dos Cavaleiros que recebe grande fluxo de pessoas, principalmente durante o verão, além da região serrana.
O secretário reforçou que todo o sistema está sendo ampliado para garantir a segurança das informações e proteger os dados dos usuários, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Dentro da modernização do sistema, a secretaria realizará eventos como a feira gamer e de Robótica, entre outros previstos para este ano, em parceria com as secretarias envolvidas.
Pessanha lembrou que a Ciência e Tecnologia adquiriu novos computadores para atender a esta nova era, que inclui, ainda, o projeto de digitalização de todo o acervo dentro da Gestão Eletrônica de Documentos (GED).
“Estamos definindo o cronograma para as ações deste ano conforme as demandas diárias do município e novos projetos integrados também com a Saúde e Educação estão em andamento, bem como com outras secretarias”, concluiu o secretário.