
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (14/8), a Operação Estafeta, com o objetivo de apurar crimes de corrupção e lavagem de dinheiro praticados por organização criminosa com indícios de atuação na administração pública do município de São Bernardo do Campo (SP).
Um dos alvos é o prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (Podemos). Segundo o g1, a justiça determinou o afastamento dele do cargo por um ano e o uso de tornozeleira eletrônica.
Policiais federais cumprem duas prisões preventivas, 20 mandados de busca e apreensão e medidas de afastamento de sigilos bancário e fiscal, nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Diadema, todas no estado de São Paulo.
As medidas cautelares, expedidas pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, incluem ainda o afastamento de cargos públicos e o monitoramento eletrônico. As investigações tiveram início em julho de 2025, a partir da apreensão de R$ 14 milhões em espécie (entre reais e dólares norte-americanos) na posse de um servidor público suspeito de integrar organização criminosa.
Os investigados responderão, na medida de suas condutas, pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e corrupção ativa.
O Correio tenta contato com a Prefeitura de São Bernardo do Campo, mas ainda não teve retorno. O espaço segue aberto para eventuais manifestações.
Por Aline Gouveia – https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2025/08/7225889-prefeito-de-sao-bernardo-do-campo-e-afastado-por-corrupcao.html




