CidadesDestaque

Porto Maravilha terá 9,5 km de ciclovias revitalizadas em parceria público-privada

Projeto prevê dois bicicletários no Largo da Carioca e na Praça XV, com investimento de R$ 2,5 milhões para ampliar a mobilidade no Centro do Rio

A mobilidade urbana no Porto Maravilha, região em transformação no Centro do Rio de Janeiro, ganhará reforço com a ampliação e revitalização da malha cicloviária. Nesta quarta-feira (24), durante o Rio Construção Summit 2025, a Cury Construtora e a Prefeitura do Rio, por meio da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), assinaram um termo de cooperação para executar o projeto.

O plano prevê a revitalização de 8,8 km de ciclovias existentes e a criação de 660 metros de novas rotas, totalizando 9,5 km de ciclovias na região. O investimento estimado é de R$ 2,5 milhões e inclui a instalação de dois bicicletários, um no Largo da Carioca e outro na Praça XV, próximo às barcas. Cada bicicletário terá cerca de 50 m² e capacidade para 45 bicicletas, oferecendo mais opções de deslocamento e incentivando a mobilidade ativa.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima, o projeto reforça a infraestrutura de transporte alternativo no Centro. “O Porto Maravilha é hoje um dos polos de crescimento mais dinâmicos do Rio. Com essa parceria firmada para ampliar e revitalizar as ciclovias, estamos fortalecendo a micromobilidade, gerando impacto positivo para moradores, empresas e visitantes”, afirmou.

O projeto integra a estratégia de revitalização do Centro, conectando ciclovias a outros modais, como o metrô e o VLT, além de fomentar a vitalidade econômica na região. Para a Cury, a iniciativa reforça o papel da empresa no desenvolvimento urbano sustentável.

“A transformação urbana precisa ir além da construção de empreendimentos, e acreditamos que a mobilidade sustentável é parte essencial desse processo, conectando pessoas e valorizando a cidade. Com essa parceria, que inclui a revitalização de ciclovias e a instalação de bicicletários em pontos estratégicos, contribuímos para que o Porto Maravilha se torne cada vez mais integrado e acessível, reafirmando nosso compromisso de investir no futuro do Rio e em soluções que melhorem o dia a dia de quem vive, trabalha e circula pelo Centro”, disse Leonardo Mesquita, vice-presidente de Negócios da Cury.

A CCPar, criada em 2022, é responsável pelas concessões e Parcerias Público-Privadas no município. A empresa assumiu as funções da antiga Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), que coordenou a implementação da Operação Urbana Consorciada Porto Maravilha, projeto que visa transformar a Zona Portuária do Rio.

Com a nova parceria, a expectativa é que a região avance rumo a uma cidade mais conectada, incentivando a mobilidade sustentável e proporcionando mais qualidade de vida para quem vive, trabalha e circula pelo Centro do Rio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo