Polícia Civil deflagra operação que apura fraude em contratação de empresas para o fornecimento de alimentos para merenda de escolas municipais de Japeri
Policiais Civis do Departamento-Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD) deflagram, nesta quinta-feira (27), a “Operação Overprice”. A ação tem como objetivo cumprir sete mandados de busca e apreensão por fraude em contratação e fornecimento de alimentos para merenda das escolas do município de Japeri, na Baixada Fluminense. Entre os alvos está a prefeitura da cidade.
Os fatos apurados aconteceram em 2017. Os agentes investigam crimes de peculato e dispensa indevida de licitação envolvendo a Prefeitura de Japeri. De acordo com as investigações, empresas foram contratadas para fornecimento de alimentos para a merenda escolar com valores incompatíveis, que chegavam a variar de 375% de diferença para os preços praticados pelo mercado.
Com uma das empresas foi firmado um contrato emergencial de seis meses, no valor de R$ 571.555,05. Segundo os agentes, o contrato foi anulado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Rio de Janeiro.
Na sequência foi realizado um pregão para o fornecimento da merenda, que contratou outras empresas por mais de R$ 10 milhões.
Além dos mandados de busca e apreensão, a Justiça também determinou afastamento do sigilo fiscal dos envolvidos e das empresas. As investigações continuam.