
O prefeito eleito de Cabo Frio, Dr. Serginho (PL), anunciou, em reunião no Hotel Paradiso Corporate, na quarta-feira (04), o planejamento estratégico com as prioridades para sua gestão que terá início em janeiro de 2025. Com foco em inovação e transparência, Serginho destacou a implementação de tecnologia para a modernização da administração e gestão de recursos públicos.
“A cidade de Cabo Frio, hoje, neste ano, de 2024, ainda funciona o fluxo de processos administrativos através de papel. Para você fazer uma contratação, precisa tramitar um processo administrativo de setor para setor. O cidadão para ter acesso àquilo que é direito dele, acesso a serviços essenciais, ele tem que buscar fisicamente o departamento. A burocracia que existe na nossa cidade hoje entrava no desenvolvimento econômico. A gente quer apresentar mecanismos de tecnologia, apresentar algo que integre toda a administração pública municipal”, afirmou.
Segundo Serginho, o novo modelo de gestão, que será baseado em indicadores de desempenho (KPIs) e relatórios periódicos, permitirá maior acompanhamento e transparência das ações do governo, criando uma comunicação mais direta e acessível com a população.
“Todos os processos serão eletrônicos com transparência para a população. Com o uso dessa tecnologia, buscamos integrar todos os sistemas da nossa cidade: integrar o sistema de saúde, sistema de educação, sistema de assistência social, sistema de mobilidade no sistema de gestão. A maior dificuldade que Cabo Frio tem hoje é a análise de dados. Como se planeja uma saúde pública na cidade de Cabo Frio, se eu não consigo olhar no sistema a quantidade de pessoas que usam o sistema básico de saúde, por exemplo?”, questionou o prefeito, acrescentando que a partir do momento que se tem uma análise de dados de uma gestão centralizada é possível implantar políticas públicas efetivas.
Conforme o prefeito, a introdução do novo modelo de gestão “vai gerar uma ruptura” na cidade.
“Vamos introduzir uma nova cultura. Vai gerar uma dificuldade com aqueles que estavam acostumados com o modelo antigo. Tenho certeza que ao longo do tempo a população vai se acostumar com algo que é inovador”, garantiu.
As ações foram divididas em três eixos principais: Planejamento, Execução e Monitoramento. “O modelo de gestão é firmado em três eixos estruturantes, que é o planejamento, a execução e o monitoramento daquilo que foi planejado no plano de governo, gerando uma análise de dados relatórios permanentes, diários, para poder acompanhar”, afirma.
CHOQUE DE ORDEM
De acordo com Serginho, será realizado um choque de ordem a partir de janeiro. “De imediato, no dia 1º de janeiro, vamos iniciar um verdadeiro choque de ordem, choque de ordem na postura, choque de ordem na urbanização dos espaços públicos. Vamos colocar a cidade no caminho que ela tem que estar”, frisou.
Serginho também pretende enxugar a máquina pública e investir em melhorias na saúde.
“Queremos regularizar e acabar com a fila de cirurgias, acabar com a fila de consultas médicas, enfim, fortalecer a saúde básica, enxugando inclusive a máquina pública. Não é falta de recurso público na área da saúde, é falta de gestão “, ressaltou.
Dr. Serginho planeja ainda impulsionar a diversificação da economia. “Nós temos uma vocação natural voltada para o turismo, porque estamos diante da cidade mais bonita do mundo, em belezas naturais. O turismo tem que ser impulsionado para o ordenamento, mas nós temos que diversificar a nossa economia, atraindo novamente o empresariado para a cidade de Cabo Frio. Não podemos mais perder empresas para as cidades vizinhas”, pontua.
DIÁLOGO COM A IMPRENSA
Serginho reforçou que irá manter um diálogo transparente com a imprensa. “Vamos criar um canal de comunicação transparente com a imprensa municipal e com a imprensa regional. Diferente de outras gestões políticas, vamos colocar a nossa cara a tapa”, disse Serginho.
Para encerrar, Dr. Serginho reafirmou que Cabo Frio voltará a ser uma cidade de referência na Região dos Lagos. “Ser prefeito de Cabo Frio, para mim, é um motivo de orgulho imenso. Estou muito motivado para fazer acontecer, querendo alcançar o objetivo final, que é reconstruir a cidade de Cabo Frio. Vamos trabalhar para resgatar a cidade, tirar Cabo Frio do fundo do poço e conseguir suprir a expectativa que a população tem depositado em nós. Não tenho medo do desafio. A vida vai melhorar”, finalizou.