DestaqueMeio Ambiente

Parque marinho ameaça sacrificar 30 baleias-beluga no Canadá

Parque canadense em crise financeira pressiona governo por apoio ou liberação de transferência; ativistas e autoridades fazem denúncias

Por Gabriel  –  https://aventurasnahistoria.com.br/noticias/historia-hoje/parque-marinho-ameaca-sacrificar-30-baleias-beluga-no-canada.phtml

 

O parque temático Marineland, localizado nas Cataratas do Niágara, no Canadáameaçou sacrificar até 30 baleias-beluga caso o governo federal não intervenha com apoio financeiro ou não reverta a decisão que bloqueou a exportação dos animais para um parque chinês. A ameaça foi feita por meio de uma carta enviada no dia 3 de outubro, em meio ao agravamento da crise financeira da instituição, que está à beira do fechamento.

A ministra das Pescas do Canadá, Joanne Thompsonrejeitou recentemente a solicitação de exportação das baleias para o Chimelong Ocean Kingdom, na cidade de Zhuhai, na China. Ela argumentou que “não poderia, em sã consciência, aprovar uma exportação que perpetuaria o tratamento que essas belugas sofreram”, referindo-se ao histórico de más condições de cativeiro e uso dos animais para entretenimento.

A Marineland, que ocupa quase 400 hectares em Ontário e já foi um dos principais destinos turísticos da região, está encerrando suas operações e acumulando dívidas. Em sua carta ao governo, o parque afirma que está “sem recursos para fornecer cuidados adequados às baleias” e alerta que, sem apoio financeiro ou permissão para transferi-las até 7 de outubro, pode ter que “enfrentar a decisão devastadora” de sacrificar os animais. Trata-se de uma das maiores populações de belugas em cativeiro do mundo.

Problemas

Desde 2019, ao menos 20 cetáceos — sendo 19 belugas e uma orca — morreram no parque, segundo registros obtidos pela imprensa canadense. A ameaça de eutanásia mobilizou ativistas, especialistas e autoridades locais. “A Marineland passou décadas lucrando com a manutenção de baleias em tanques miseráveis”, afirmou Camille Labchuk, diretora da organização Animal Justice, em comunicado. “Agora quer forçar o governo a resolver um problema que ela mesma criou”.

O primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, classificou as condições atuais do parque como “simplesmente terríveis” e declarou que a província “fará o que for preciso” para garantir o bem-estar dos animais. Pela legislação de Ontário, o governo provincial tem poder legal para apreender as baleias em situações que comprometam sua segurança — inclusive recuperando os custos posteriormente durante a venda do parque.

Segundo o ‘The Guardian’, a Marineland, por sua vez, nega qualquer negligência. Em declarações anteriores, o parque alegou que seus animais recebem cuidados “melhores do que os de qualquer ser humano” e que é alvo de campanhas “propagandísticas” de grupos de direitos dos animais. No entanto, a crítica pública tem aumentado, especialmente após relatos de mortes frequentes e alegações de que o parque tenta coagir o governo usando a vida dos animais como moeda de troca.

“Esta crise não surgiu da noite para o dia”, disse Labchuk. “É o produto de décadas de negligência e crueldade. A tentativa do Marineland de pressionar o governo a reverter sua decisão, insinuando até mesmo que pode matar as baleias, é repreensível”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo