DestaquePolítica

Cidades fluminenses cancelam festejos de Réveillon

Com a crescente preocupação com a variante ômicron do coronavírus, pelo menos dez cidades do Estado do Rio de Janeiro já cancelaram a festa de Réveillon. São elas: Volta Redonda e Itatiaia, no Sul do Estado, Macaé e Campos dos Goytacazes, na Região Norte; Niterói, na Região Metropolitana; Araruama e Iguaba Grande, na Região dos Lagos; e São João de Meriti, Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. São Gonçalo, na Região Metropolitana, ainda não confirmou se vai realizar a festa.

Na capital fluminense, a festa de Ano Novo ainda é uma incógnita. O prefeito Eduardo Paes fez o anúncio cancelando os festejos na manhã do último sábado (04), após reuniões de comitês científico. Depois dele ter se manifestado, o governo Cláudio Castro divulgou que pretende fazer uma reunião para tomar a decisão final.

“Falei há pouco com o prefeito Eduardo Paes e decidimos, juntos, que faremos uma reunião na próxima semana para uma decisão final sobre as festas do réveillon. Nesse encontro, participarão técnicos da saúde do Estado e do município”, publicou Castro.

 

REGIÃO DOS LAGOS

Municípios da Região dos Lagos ainda tratam a realização do Réveillon com cautela. Em Cabo Frio, a Prefeitura informou que não haverá queima de fogos na Praia do Forte, entretanto, a expectativa é que haja montagem apresentações de artistas locais durante os festejos.

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins, afirmou que a prefeitura ainda está em processo de definição, mas confirmou que irá manter a programação normal.

Já em Araruama, decreto municipal autoriza somente queima de fogos e uso obrigatório da máscara de proteção para evitar aglomeração no Réveillon.  O decreto diz, ainda, que não é permitido montagem de palco para grandes shows. O uso de máscaras de proteção será exigido pela Guarda Municipal.

Além disso, já foi realizada licitação para contratação de empresa especializada com 100 profissionais para dar apoio a guarda civil municipal neste dia, quanto a exigência da máscara de proteção, e também após a queima de fogos “dispersar” a população para suas casas e assim, conter aglomerações.

Para aqueles cidadãos que optarem não sair de suas casas no dia 31 de dezembro, será transmitida a queima de fogos ao vivo pela página oficial do Facebook da Prefeitura.

Na segunda-feira (06), a Prefeitura de Iguaba Grande decidiu cancelar a festa de Réveillon em decorrência dos casos da nova variante Ômicron registrados no Brasil. O anúncio foi feito por volta das 15h30 desta segunda-feira (6) pelo prefeito Vantoil Martins (CID). Todos os shows que estavam programados foram cancelados. Ainda há possibilidade de acontecer a tradicional queima de fogos, mas não está confirmado.

 

COSTA VERDE

A Prefeitura de Paraty, na Costa Verde do Rio, bateu o martelo e os paratienses terão Réveillon este ano e Carnaval em 2022. Na última segunda-feira (29), o Executivo divulgou o decreto n° 132/2021 que institui as normas para regulamentar a realização dos festejos. Segundo a prefeitura, os eventos devem ocorrer de forma coordenada e supervisionada pelos diversos departamentos do município.

No documento, a Prefeitura afirma que o atual cenário pandêmico de COVID-19 no município encontra-se sob controle, onde a maior parte da população de Paraty já foi imunizada com as duas doses e iniciada a vacinação de reforço.

Durante audiência pública realizada na Câmara Municipal na última sexta-feira (26), o prefeito Luciano Vidal enfatizou que a maior parte da população de Paraty já foi imunizada contra o vírus da COVID-19, já estando em andamento os procedimentos para reforço da vacinação com aplicação da 3ª dose.

“A cidade está preparada para enfrentar a Covid e outras pandemias que poderão vir. A cidade planejada, não tendo mais ninguém no hospital, não morrendo ninguém, quase 97% da população imunizada e a cada dia aumenta. Com esse equilíbrio não tenho como tomar uma decisão sem antes ver isso”, disse Vidal.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo