O festival internacional de fotografia Paraty em Foco começou com uma programação mista na cidade da Costa Verde do Rio. A mudança foi tomada por conta da pandemia de coronavírus.
Segundo a organização, o conteúdo do evento este ano migrou para o ambiente virtual, mas as exposições físicas continuam disponíveis na quadra da Igreja da Matriz e na Praça da Matriz, no Centro Histórico, até o domingo (25), seguindo os protocolos de saúde para a prevenção da Covid-19.
Esta é a 16ª edição do Paraty em Foco, que tem como tema “Emergência/Permanência (do meio ambiente)”. Quem estiver em Paraty vai apreciar exposições de belas fotografias ao ar livre. Tudo de acordo com os protocolos de saúde.
“Este ano, [o festival] procura refletir a importante questão ambiental, uma discussão premente e necessária, que será vista em seus aspectos mais amplos: do documental clássico às expressões mais conceituais e artísticas”, explica a organização.
O homenageado da vez é o paulistano German Lorca, um dos expoentes do movimento de fotoclubismo no Brasil, no qual pessoas se reúnem para realizar ações com objeto de promover o desenvolvimento da fotografia.
Além da exposição, também haverá uma série de encontros com convidados nacionais e estrangeiros, que poderão ser conferidos de forma online e gratuita.
Gravadas e editadas, com as dos convidados estrangeiros legendadas, elas serão exibidas em dias e horários programados durante o Festival no canal do Youtube Canal TV PEF -Festival Paraty em Foco e nas mídias sociais.
Os Workshops também serão online e acontecerão nos dias do Festival. Coordenados por Nilo Biazzetto e sua equipe da Escola Portfólio de Fotografia de Curitiba, terão somente 12 vagas cada para garantir o máximo aproveitamento. As inscrições poderão ser feitas pelo site do Festival: www.pefparatyemfoco.com.br/workshopsou pelo site da Escola: www.escolaportfolio.com.br/categoria/parati-em-foco/.
As exposições da Convocatória Paraty em Foco nas categorias “Ensaio” e “Foto Única” e da Selfie em Foco vão ocupar a quadra ao lado da Igreja Matriz, enquanto as mostras do holandês Jeroen Toirkens, do norueguês Øistein Johannessen e das brasileiras Betina Samaia e Paula Clerman ganharão os calçadões da Praça da Matriz.
Entre os convidados internacionais para a série Encontros PEF 2020 se destacam o fotógrafo espanhol Vicente Albero, entrevistado por sua conterrânea Milli Sanches e pelo inglês Mike Steel (editores da revista “Ojos Rojos”), e o americano David Alan Harvey, que conversa com a boliviano-americana Maria Daniel Balcazar.
O holandês Jeroen Toirkens será entrevistado Paulo Marcos M. Lima, que conduz também um Encontro em que a galerista Helen Gulaker Hansen apresenta o fotógrafo Dag Alveng, ambos noruegueses. O alemão Micha End será entrevistado por Pedro Karp Vasquez. Os brasileiros também protagonizam os Encontros PEF 2020.
O editor da revista Fotografe Melhor, Sérgio Branco, e Vitor Marigo prestam uma homenagem ao fotógrafo Luiz Cláudio Marigo (1950-2014) e discorrem sobre o trabalho do fotojornalista já falecido. Betina Samaia e Paula Clerman serão mediadas pela curadora Cristianne Rodrigues. Juan Esteves conduz três Encontros: um que reúne Rogério Assis e Ciro Girardie outros com Claudio Edinger e André Cipriano.
Nos Workshops online uma seleção do melhor da fotografia brasileira, com Lilian Barbon,Claudio Edinger, Jacqueline Hoofendy, Orlando Azevedo, Fernanda Chemale, Claudio Feijó, Eustáquio Neves, Pedro Karp Vasquez, Guy Veloso e Marcio Scavone. Eles custarão R$ 450. Sempre com a direção de Giancarlo Mecarelli, o Paraty em Foco2020 contou com apoio na curadoria do fotógrafo e crítico de fotografia paulista Juan Esteves e com a colaboração de toda a equipe PEF.