Órgãos ambientais da Prefeitura e representantes da sociedade civil participam de Plano de Manejo
A proposta é fortalecer todos os mecanismos de proteção ambiental do município.

Representantes de secretarias municipais e órgãos ambientais da Prefeitura de Macaé, de universidades, estudantes, biólogos, representantes de associações de moradores, ativistas ambientais e de empresas de consultoria na área ambiental, participaram na segunda-feira (24) da reunião do Plano de Manejo, no Paço Municipal. A proposta é fortalecer todos os mecanismos de proteção ambiental do município.
O próximo encontro está previsto para o dia 31 de março. Durante a reunião desta segunda-feira foram tratados temas relevantes e destaca a importância do ordenamento do regimento interno do Plano de Manejo. Assuntos como projetos futuros, zoneamento costeiro, Parque Atalaia também foram tratados. A finalidade é que nas próximas apresentações o plano de manejo com participação social reforce a participação da comunidade junto aos debates voltados para a conservação da biodiversidade junto com o desenvolvimento sustentável. Outras abordagens foram os usos mais recomendados dos recursos naturais e de atividades geradoras de emprego e renda.
De acordo com o Secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Phelipe Smith Salgado, a reunião foi muito positiva.
“Este encontro é essencial para dar voz ao conselho e à população. Recebemos cooperativas, associações e visitantes que fazem parte da sociedade civil. Tratamos de assuntos relevantes que novamente serão discutidos, levados a estudos para aprovação em prol de políticas públicas”, ressalta.
Vale lembrar, que em novembro de 2023, a Tractebel Engineering Ltda foi contratada pela Petrobras para elaborar os planos de manejo conforme definido no Memorial Descritivo. Trata-se do processo SEMAS Nº 70229/2015 -Termo de Compromisso de Compensação Ambiental (TCCA) referente à implantação do empreendimento denominado Gasoduto Rota Cabiúnas – Rota 2.