Operação Torniquete: Polícia Civil prende miliciano que realizava desmanche de veículos roubados
Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) prenderam um homem em flagrante que usava a própria residência como desmanche de veículos roubados. O criminoso é acusado de integrar a organização criminosa liderada por Luiz Antônio da Silva Braga, o “Zinho”.
Os agentes capturaram o preso na sua residência, no bairro de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, após extenso trabalho de inteligência da especializada. Na ação, foram apreendidas munições de diversos calibres, roupa tática camuflada, um simulacro de fuzil, uma carabina de chumbinho, caderno de anotação com o controle de arrecadação da milícia e peças de veículos sem procedência.
As investigações apontam que o criminoso usava o imóvel como ponto de desmanche de veículos roubados. Além disso, o local era utilizado como suporte logístico para atividades criminosas do grupo paramilitar que atua na Zona Oeste, em especial, nos bairros de Campo Grande, Paciência, Santa Cruz, Guaratiba e arredores. Diante dos fatos, o preso foi autuado em flagrante por posse ilegal de munição de uso restrito e constituição de milícia privada.
A ação faz parte da segunda fase da “Operação Torniquete”, que tem como objetivo reprimir roubo, furto e receptação de cargas e de veículos, delitos que financiam as atividades das facções criminosas, suas disputas territoriais e ainda garantem pagamentos a familiares de faccionados, estejam eles detidos ou em liberdade. Desde setembro, já são mais de 480 presos, além de veículos e cargas recuperados, avaliados em cerca de R$ 35 milhões. As ações incluem ainda o bloqueio de mais de R$ 70 milhões em bens e valores.