
Policiais civis e militares realizam, nesta quarta-feira (13/08), uma operação contra a expansão territorial da facção criminosa Comando Vermelho na Zona Oeste do Rio. A ação ocorre na comunidade da Gardênia Azul, que era dominada por uma narcomilícia e vem sendo alvo de disputas territoriais, com ofensivas cada vez mais violentas por parte dos narcoterroristas do CV. Até o momento, três criminosos foram presos. Os agentes apreenderam dois fuzis, pistola, revólver, munições, granadas e caderno de anotações do tráfico. Durante as diligências, dois criminosos foram neutralizados em confronto e um terceiro foi baleado e socorrido para unidade hospitalar.
1 criminoso baleado e socorrido para unidade hospitalar – foragido da Bahia / ladrão de carga, participou de roubo a uma procuradora de Justiça,
Além de conter a expansão, as diligências desta quarta têm o objetivo de forçar a facção a recuar, liberando o território. Para isso, foram reunidas informações de inteligência da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar (SSI), do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do 18º BPM (Jacarepaguá) e dos Setores de Inteligência da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco), Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-CAP) e 22ª DP (Penha), em uma verdadeira demonstração de integração entre as forças de segurança, visando alcançarem o objetivo comum.
A operação visa, também, ao cumprimento de mandados de prisão e a colher elementos que ajudem a desmantelar completamente a atuação da facção criminosa na região.
A ação faz parte da “Operação Contenção”, uma ofensiva estratégica para conter e atacar o avanço territorial da facção criminosa Comando Vermelho na Zona Oeste do Rio. O principal objetivo é desarticular a estrutura financeira, logística e operacional da organização criminosa, além de prender traficantes que atuam na região.




