Operação Contenção: Polícia Civil realiza ações na Gardênia Azul e no Anil

Polícia Civil prendeu dez pessoas, incluindo a apreensão de quatro adolescentes infratores, durante ações da “Operação Contenção” deflagradas na terça-feira (08), na Gardênia Azul, no Anil e na Vila Kennedy. O objetivo é combater o avanço de uma facção criminosa na região de Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. Além dos detidos, drogas, armas, munições e explosivos foram apreendidos.
As ações foram realizadas pela 32ª DP (Taquara), pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco), pela Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e equipes de delegacias distritais e especializadas. Na Gardênia, os agentes encontraram quatro “bunkers”, imóveis previamente preparados para o armazenamento de drogas e armas do crime organizado.
Na mesma comunidade, uma equipe da Seção de Operação com Cães da Core encontrou armamento escondido. Ao chegar ao imóvel, a cadela Kyra, especialista em detecção de armas, drogas e munições, sinalizou, indicando que havia material suspeito. Após uma busca, os agentes localizaram três pistolas de uso restrito e munições sob o sofá.
Em outro ponto da Zona Oeste, na Vila Kennedy, policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) encontraram um esconderijo de drogas. Cerca de 40 tabletes de maconha foram apreendidos e serão periciados. Segundo investigações, os traficantes da comunidade também estão envolvidos nas disputas territoriais em Jacarepaguá e adjacências.
As ações deflagradas fazem parte da “Operação Contenção”, uma ofensiva estratégica para conter e atacar o avanço territorial da facção criminosa Comando Vermelho na Zona Oeste do Rio. O principal objetivo é desarticular a estrutura financeira, logística e operacional da organização criminosa, além de prender traficantes que atuam na região.