Operação combate danos ambientais e construções irregulares na APA do Pau Brasil, em Cabo Frio
Fiscalização identificou ocupações recentes, furto de água e energia, desmatamento e parcelamento irregular do solo

Uma operação integrada reuniu, nesta quinta-feira (3), diversos órgãos para combater construções irregulares e crimes ambientais na localidade do Cajueiro, dentro da APA do Pau Brasil, em Cabo Frio. Durante a ação, foram identificadas ocupações recentes, furto de água e energia, desmatamento e parcelamento irregular do solo.
Duas construções foram notificadas para desocupação, pois já haviam sido interditadas anteriormente, mas seus responsáveis desrespeitaram a ordem e seguiram com as obras. Eles receberam o prazo de sete dias para desocupar a área. A concessionária de água desativou uma ligação clandestina, enquanto a Comsercaf realizou a remoção de entulhos acumulados no local. A Secretaria de Assistência Social também esteve presente e cadastrou quatro famílias que residem na região.
“Nosso trabalho busca equilibrar a preservação ambiental com o apoio às famílias, oferecendo alternativas como emprego e aluguel social. Atuamos de forma legal, com assistência social, polícia e procuradoria. Também estamos verificando possíveis ligações irregulares de energia e voltaremos ao local na próxima semana para dar continuidade às ações”, disse o secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira.
A operação contou com a participação das secretarias de Meio Ambiente; Saneamento e Clima; Segurança e Ordem Pública — por meio dos grupamentos da Guarda Marítima e Ambiental e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) —; Assistência Social; Procuradoria do Município; Unidade de Polícia Ambiental (Upam); Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Prolagos. As ações de fiscalização continuarão para coibir novas ocupações irregulares e garantir a preservação da área protegida.