Ocorrências registradas pela Patrulha Maria da Penha de Arraial do Cabo aumentam 31% nos três primeiros meses de 2025
Número de monitoramento das assistidas subiu de 185 para 244 se comparado ao mesmo período do ano passado.

O número de ocorrências registradas pela Patrulha Maria da Penha de Arraial do Cabo apresentou aumento de 31% no primeiro trimestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior. De janeiro a março deste ano, foram 111 atendimentos realizados pela equipe especializada, frente a 85 registros em 2024.
Entre os dados mais significativos, destaca-se o crescimento no número de mulheres que passaram a ser acompanhadas pela patrulha: de 185 em 2024 para 244 em 2025, um aumento de 32%. Também houve crescimento nas solicitações de medidas protetivas, que chegaram a 32 neste início de ano.
“Acreditamos que esse aumento nas ocorrências é um reflexo direto da visibilidade que o trabalho da Patrulha vem ganhando. Quanto mais as mulheres conhecem o serviço, mais seguras elas se sentem para procurar ajuda,” destacou Ana Lúcia de Jesus, coordenadora da Patrulha Maria da Penha.
A Patrulha Maria da Penha é uma iniciativa do Grupamento da Guarda Municipal da Secretaria de Segurança Pública, que atua no enfrentamento à violência contra mulher em várias vertentes, oferecendo acolhimento, orientações e monitoramento contínuo das assistidas. O trabalho é realizado em parceria com a rede de apoio do município, garantindo respostas rápidas e humanizadas aos casos registrados. Para acionar a Patrulha Maria da Penha basta entrar em contato pelo número (22) 98154-8286.
Sala Lilás: Avanço no combate à violência contra mulheres
No dia 1º de abril foram inauguradas duas Salas Lilás em Arraial do Cabo. As unidades da Sala Lilás funcionarão em locais estratégicos, cujas localizações não foram reveladas por questões de segurança. O ambiente foi cuidadosamente planejado para garantir que as mulheres possam buscar ajuda com dignidade e respeito, refletindo uma mudança essencial na forma como as mulheres vítimas de violência são tratadas.