
A Escola de Comunicação da FGV, em parceria com a Fundação Itaú e a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), anuncia a nova turma do mestrado profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados. Este é o segundo ano consecutivo da parceria, que busca contribuir para a formação de profissionais que atuam no terceiro setor ou em empresas com áreas estruturadas de ESG.
“Queremos que esse conhecimento, tão necessário quanto atual, que é o da Comunicação Digital, chegue em profissionais que atuam diretamente com os desafios sociais, ambientais, econômicos e culturais da sociedade.” afirma Eduardo Saron, Presidente da Fundação Itaú.
Mantendo seu compromisso com a educação, a Fundação Itaú oferecerá 30 bolsas de estudos integrais e a FGV Comunicação disponibilizará outras 6, com o objetivo de formar profissionais com expertise para atuar nas diferentes áreas da comunicação e promover inovação na cultura de dados das organizações.
Segundo Marco Ruediger, diretor da Escola de Comunicação da FGV, esta é uma área em constantes transformações digitais e há uma crescente necessidade de profissionais preparados para lidar com esses novos desafios.
“O impacto da Inteligência Artificial, por exemplo, é um desses desafios. Precisamos de profissionais preparados para esse cenário, para esse futuro em que o digital vai penetrar ainda mais em nosso dia a dia. E o nosso mestrado, nossa grade, está adaptada para esse novo mundo”, comenta.
Ao estimular a capacidade inovadora, o Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados da FGV prepara profissionais para atuar em diferentes frentes do mercado de trabalho, abrindo também oportunidades para que exerçam atividades de pesquisa e docência.
“A continuidade da parceria entre as três instituições fortalece o campo da comunicação digital e organizacional no Brasil e contribui para a formação e o desenvolvimento de carreira de profissionais do Terceiro Setor, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.”, defende Paulo Nassar, presidente da Aberje e professor-titular da USP.
O processo seletivo de 2025 receberá, preferencialmente, candidatos que atuam em institutos, fundações e organizações da sociedade civil, profissionais que trabalham diretamente com comunicação em organizações governamentais ou na área de responsabilidade social de empresas privadas. Outros critérios relevantes para a seleção dos bolsistas serão: experiência em gestão e liderança, bem como diversidade em suas dimensões étnico-racial, regional e de gênero.
O período de inscrições vai de 12/05/2025 até 12/06/2025 e o curso tem previsão de início no segundo semestre deste ano. Para participar da seleção, o candidato deve, além de se inscrever, submeter documentos como projeto de pesquisa, currículo, carta de recomendação, entre outros.
Clique aqui para mais informações.