Armação dos Búzios

Mulheres no comando: 5 mulheres assumem cargo de chefia no governo Alexandre Martins

A valorização das mulheres na gestão do prefeito Alexandre Martins é uma realidade em Búzios. Atualmente, cinco mulheres ocupam cargos de Secretárias Municipais, desempenhando um papel fundamental na administração da cidade. São elas: Daniele Guimarães, Secretária da Mulher; Joice Costa, Secretária de Administração; Josiani Meira, Secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda; Luciana Leite, Controladora Geral do Município; e Luciana Araújo, Secretária da Pessoa com Deficiência. Sem contar com as inúmeras mulheres que ocupam cargos de chefia entre os setores.

Essa forte liderança feminina também reflete nos serviços oferecidos pelo município para as mulheres, fortalecendo o acolhimento e a promoção de oportunidades. Desde o início da gestão, em janeiro de 2021, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), que ficou fechado por mais de seis anos, hoje funciona e já realizou 4.124 atendimentos a mulheres vítimas de violência. A Casa da Mulher Buziana conta com mais de 2 mil mulheres cadastradas, enquanto o Programa Empoderadas já capacitou 376 mulheres e o Projeto Mulher em Movimento reúne 518 participantes em atividades de dança e ginástica.

Entre os projetos criados para apoiar as mulheres buzianas, estão a criação da Casa da Mulher Buziana, com polo na Rasa e em Cem Braças, criação da Casa Empoderadas; a implantação da Patrulha Maria da Penha, em parceria com a Guarda Civil Municipal; e a criação da Sala Lilás no Hospital Municipal Rodolpho Perissé para o acolhimento especializado das mulheres.

Búzios também tem investido na capacitação e na inserção das mulheres no mercado de trabalho. Já foram oferecidos mais de 30 cursos e workshops, com mais 150 mulheres sendo inseridas no mercado de trabalho por meio de ações diretas do governo municipal. Além disso, foram criados o benefício “Búzios por Elas”, um auxílio social para mulheres vítimas de violência em situação de vulnerabilidade, e campanhas como o Agosto Lilás e os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.

Pelo que vemos, a gestão do prefeito Alexandre Martins tem demonstrado, na prática, que a valorização da mulher é um compromisso real, promovendo o protagonismo feminino e criando um ambiente mais seguro e acolhedor para as mulheres da cidade.

Botão Voltar ao topo