Cidades

Prefeitura de Rio das Ostras adota nova estratégia para ampliar fiscalização no município

O cenário de enfrentamento ao novo coronavírus, que é uma novidade para todo país, vem fazendo com que os municípios busquem soluções e tomem decisões diferenciadas para tentar reduzir a possibilidade de contágio. Desde a última segunda-feira (01), a Prefeitura de Rio das Ostras adotou uma nova estratégia de ampliação da fiscalização no município e, por conta disso, optou por encerrar o funcionamento das barreiras sanitárias.

A decisão foi tomada em reunião com representantes de várias secretarias de Governo. A partir de agora, o investimento feito nas barreiras será revertido para intensificar a fiscalização, principalmente, no comércio.

A secretária de Saúde de Rio das Ostras, Jane Blanco Teixeira, ressaltou que a ampliação do controle sanitário de forma conjunta será muito importante nesse momento para o Município.

“Nós profissionais, que estamos na linha de frente, precisamos unir forças nesse combate à pandemia do Covid-19. O objetivo agora é fortalecer as ações, principalmente, em relação à execução e cumprimento dos decretos municipais, tanto pelo comércio como também pela população”, destacou.

Ainda estiveram presentes na reunião o secretário de Segurança Pública, Sérgio Lorenzi; a coordenadora da Coordenadoria Geral de Fiscalização e Postura – Comfis, Cristina Kanda; o coordenador da Defesa Civil, Jorge Mazzo; o inspetor-geral da Guarda Civil Municipal, Evandro da Silva Carvalho; o coordenador da Vigilância em Saúde, Marcelo Barelli, e representantes do Procon.

FUNCIONAMENTO – As ações estão programadas para acontecer durante todo o dia e ampliadas para o período noturno. A fiscalização será realizada por equipes da Vigilância em Saúde, Comfis, Procon e Guarda Civil Municipal, incluindo guardas do Grupo de Operações Especiais – GOE, que se dividirão para vistoriar diversas localidades. Também haverá o apoio de viaturas do Programa Estadual de Integração na Segurança – Proeis.

Profissionais destas secretarias e instituições farão a fiscalização do comércio e das medidas protetivas de contágio da Covid-19, como o uso obrigatório de máscaras faciais, distanciamento mínimo de um cliente para o outro, álcool em gel disponível para os clientes e colaboradores, abusos de preços de mercadorias entre outros.

A fiscalização ainda contará com o auxílio da Defesa Civil, que continuará orientando e alertando a população para que respeite os Decretos Municipais e não frequentem as praias.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo