DestaqueGeral

MPF aciona Águas de Juturnaíba por suspeita de poluição

Procedimento investiga possível despejo de esgoto in natura na Lagoa de Juturnaíba, que abastece cidades da Região dos Lagos

Fonte  https://fontecerta.com/noticias-da-regiao-dos-lagos/mpf-aciona-aguas-de-juturnaiba-por-suspeita-de-poluicao/

 

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento para investigar uma denúncia de despejo irregular de material pesado na Lagoa de Juturnaíba, manancial responsável pelo abastecimento de cidades da Região dos Lagos. A apuração foi motivada por um vídeo publicado no dia 1º de outubro de 2025, no perfil Plantão Araruama, no Facebook, que mostra o suposto descarte direto de resíduos no espelho d’água.

A denúncia ganhou repercussão local e levou o MPF, por meio do 1º Ofício da Procuradoria da República em São Pedro da Aldeia, a determinar uma série de medidas para esclarecer os fatos. O despacho foi assinado pelo procurador da República Leandro Mitidieri Figueiredo nesta quarta-feira (22).

Entre as providências determinadas, o MPF solicitou que a Concessionária Águas de Juturnaíba esclareça a origem e a finalidade da tubulação que deságua na lagoa, apontada nas imagens. O Instituto Estadual do Ambiente (INEA) foi oficiado a encaminhar os resultados laboratoriais da fiscalização realizada no local no dia 1º de outubro, além de verificar se existe relação entre o material coletado e o despejo mostrado no vídeo.

O despacho também aciona o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que deverá confirmar se a Lagoa de Juturnaíba está inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) Federal do Rio São João, e realizar nova fiscalização técnica sobre o possível despejo de esgoto in natura.

A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) foi igualmente notificada a colaborar, enviando relatórios da vistoria feita no mesmo dia da denúncia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo