CidadesDestaque

Meio Ambiente de Arraial do Cabo faz alerta sobre aparecimento de pinguins

Aves migratórias encalham debilitadas durante o inverno e exigem atenção da população

Com a chegada do inverno, as praias da Região dos Lagos voltam a receber visitantes inusitados, os pinguins-de-Magalhães. Naturais da Patagônia, eles percorrem milhares de quilômetros em busca de alimento e águas menos geladas entre os meses de junho e setembro. No entanto, durante essa travessia, muitos desses animais chegam exaustos, doentes ou em estado de hipotermia, e acabam encalhados nas areias do litoral fluminense.

Em Arraial do Cabo, um desses pinguins foi resgatado nesta semana pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Segundo a subsecretária Daiana Cabral, o aparecimento dos pinguins é comum nesta época, e a população precisa estar atenta para não causar estresse ou risco aos animais e nem as pessoas “É uma ave migratória que visita nossas praias no inverno, e aproveitamos esse resgate para fazer um alerta. Se o animal estiver em boas condições, não interfira no comportamento dele, não estresse, não persiga e muito menos segure o animal, porque isso caracteriza molestamento de fauna silvestre. E se ele estiver debilitado, é fundamental acionar os canais corretos”, explicou Daiana.

O telefone para emergências com animais marinhos é o 0800 991 4800, do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BC/ES), que atua em parceria com os órgãos ambientais da região. O contato também vale para casos com tartarugas, aves e mamíferos marinhos, vivos ou mortos.

Além disso, a subsecretária reforça que a abordagem deve ser feita apenas por equipes treinadas. “Não se coloque em risco mexendo no animal e nem coloque o animal em risco. Ao chamar o resgate, aumentamos as chances de uma reabilitação correta e segura”, pontuou.

A recomendação é clara: não tocar, não alimentar e não tentar devolver o animal ao mar. A orientação vale inclusive para turistas e frequentadores ocasionais das praias, que muitas vezes se aproximam dos pinguins por curiosidade, sem saber dos riscos envolvidos — tanto para a saúde humana quanto para a sobrevivência dos animais.

Com o aumento dos casos de encalhe nos próximos meses, a Prefeitura de Arraial do Cabo e os agentes ambientais reforçam a importância da conscientização e colaboração da população, que é peça-chave na preservação da biodiversidade costeira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo