O candidato a prefeito de Itaguaí, Marcelo Cunha (Democrata) segue caminhando pelos quatro cantos do município para ouvir de perto as demandas da população. Durante entrevista, ele criticou a situação atual da cidade e propõe uma reformulação administrativa baseada na descentralização e na fiscalização direta. Foram apresentadas propostas para reformular a administração municipal, com foco na descentralização dos serviços e na fiscalização direta. Segundo ele, a prioridade de um eventual governo seria aproximar as decisões e os serviços essenciais dos moradores. A agenda inclui a criação de subprefeituras regionais, mudanças na atenção básica à saúde, monitoramento urbano, educação e incentivo à agricultura familiar.
A trajetória política de Marcelo Cunha inclui atuação na gestão do ex-prefeito do Rio de Janeiro César Maia, de quem se considera aprendiz. Ao relembrar sua passagem pela fiscalização de serviços públicos na capital fluminense, o candidato citou essa experiência como referência para o modelo de gestão que pretende adotar em Itaguaí.
“Eu particularmente trabalhei na Terceira Divisão de Conservação da Gávea, na gestão de César Maia, porque era um fiscal que pegava Jardim Botânico, Gávea, São Conrado, Rocinha… pegava essas áreas ali, a própria Gávea, e nós tínhamos o controle daquelas áreas para que a gente não deixasse aquelas áreas virarem bagunça por empresas, por profissionais, por nada”, afirmou.
Para aplicar esse conceito em Itaguaí, Cunha propõe a criação de subprefeituras regionais para atender aos 42 bairros do município. A ideia, segundo ele, é distribuir o atendimento sem transformar essas estruturas em espaços de acomodação política.
“Nós vamos trabalhar com subprefeitos, nós vamos estabelecer subprefeituras. Como são 42 bairros e muitos bairros são próximos uns dos outros, nós não vamos criar subprefeitura em todos os bairros. Mas nos bairros que são um pouco mais distantes da prefeitura, nós vamos gerar essas subprefeituras, não como cabide de emprego de vereador, mas que sejam os responsáveis. Que o subprefeito de um bairro, vou te dar um exemplo, de um bairro como Chaperó, seja um morador de Chaperó, que conheça exatamente os problemas de Chaperó; que o morador do Leandro, Mazumbinha e Mazomba saiba que a subprefeitura dessa região será comandada por um subprefeito daquela região”, explicou.
RONDAS PRÓPRIAS E REMÉDIO NA PORTA DE CASA
Na área da saúde, que o candidato aponta como uma das principais demandas da população, Cunha prometeu fiscalizar pessoalmente o funcionamento das unidades e a qualidade das refeições oferecidas.
“Eu vou para os hospitais de madrugada, eu vou para as escolas, porque eu serei o maior fiscalizador do meu governo. Se eu não fiscalizar, outros não irão fiscalizar.”
Para exemplificar a proposta de fiscalização direta, acrescentou:
“Vou sentar com eles e vou almoçar a comida deles, eu vou jantar a comida deles para que eles entendam que existe um prefeito que não vai depender de vereador para fiscalizar, porque o prefeito vai fazer o papel invertido”, enfatizou.
Marcelo Cunha também apresentou o projeto “Remédio em Casa”, voltado a idosos, pessoas com deficiência (PCDs) e pessoas autistas. A proposta prevê integrar o atendimento médico a um centro de distribuição e utilizar entregadores locais para levar medicamentos aos pacientes.
“Dentro do meu programa de governo, eu tenho o projeto Remédio em Casa, especialmente para PCDs, para idosos, para autistas, onde nós vamos criar um CD, que é um centro de distribuição. Quando o médico da família for nessa casa, ele vai receitar através do celular e já vai ser informado ao nosso centro de distribuição através de um sistema inteligente e integrado. Automaticamente nós vamos utilizar, com este projeto, uma classe que não é valorizada na cidade, que são os motoboys. O motoboy vai receber o endereço, vai receber o remédio e vai entregar diretamente na casa dessa pessoa, no mesmo dia, não vai ser no dia seguinte”, afirmou.
Para a atenção básica e o atendimento à saúde da mulher, o candidato defendeu o funcionamento ininterrupto das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a instalação de equipamentos de diagnóstico, com o objetivo de reduzir a necessidade de encaminhar pacientes para outros municípios.
“As UBSs que não funcionam 24 horas passarão a funcionar 24 horas. As unidades básicas de saúde são muito importantes para desafogar exatamente o hospital central”, disse.
MURALHA DIGITAL, EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR
A segurança pública e a modernização do monitoramento urbano também aparecem entre as propostas apresentadas por Cunha. O plano prevê a criação da “Muralha Itaguaí”, com reconhecimento facial e cercamento eletrônico.
“Nós vamos sim colocar de fato uma muralha digital na cidade, que é a Muralha Itaguaí, que está dentro do meu plano de governo, para que a gente consiga monitorar a cidade de fato. Não para multar motoristas simplesmente, mas para que a gente tenha segurança na cidade”, comentou.
Na educação e no apoio à juventude, Cunha propôs parcerias com universidades para ampliar as oportunidades de estudo no município, além de mais vagas em creches com recursos de monitoramento para os pais. Para combater o analfabetismo entre adultos e idosos, apresentou o programa “Nunca É Tarde Para Aprender”, que prevê aulas nas casas dos alunos.
“A este idoso, a este adulto que muitas das vezes tem vergonha de ir à escola por causa da sua idade, nós colocaremos os professores para irem nas casas destes alunos para ensinarem, para que eles tenham o prazer de, quando passar o ônibus, conseguirem ler a placa do ônibus”, pontuou.
Em relação ao funcionalismo público, o candidato prometeu buscar a regularização de débitos e manter os pagamentos em dia. Na entrevista, mencionou dívidas relacionadas à previdência municipal, mas a situação e os valores não foram detalhados no texto de origem.
“Eu vou escalonar essa dívida junto com a minha Secretaria de Fazenda, minha Secretaria de Tesouro e a minha Controladoria para que a gente possa efetivamente deixar todos os servidores em dia, sejam eles efetivos, comissionados ou contratados. Que eles recebam e saibam que vão receber em dia”, afirmou.
FOMENTO À PESCA, AGRICULTURA FAMILIAR E RENOVAÇÃO URBANA
Para estimular a economia local, Marcelo Cunha defendeu a criação de um Mercado do Peixe e o fortalecimento da participação de pequenos produtores nas compras públicas.
“Não só o Mercado do Peixe vai ser um mercado popular, onde nós também vamos valorizar o pequeno agricultor, ou seja, o agricultor familiar”.
O candidato também falou sobre o incentivo à agricultura familiar e a compra de alimentos para a merenda escolar. Desde 1º de janeiro de 2026, a legislação federal estabelece que pelo menos 45% dos recursos repassados pelo FNDE no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) sejam destinados à compra direta de gêneros alimentícios da agricultura familiar, observadas as regras aplicáveis.
“Eu forneço as sementes para o morador e, automaticamente, 45% da alimentação das escolas da rede municipal de educação por lei devem ser alimentadas pela agricultura familiar, com alimento orgânico, sem agrotóxico. Então, nós vamos fomentar isso com o pequeno agricultor, com o agricultor familiar e com a comunidade pesqueira”.
Ao concluir a apresentação de suas propostas, Cunha afirmou que pretende manter contato direto com os moradores e acompanhar de perto os serviços municipais.
“O povo da cidade de Itaguaí pode esperar um prefeito atuante, um prefeito com empatia pela dor do povo, um prefeito humano que vai humanizar todos os atendimentos nesta cidade, em todos os setores. Um prefeito que vai estar nas ruas diariamente; não estarei sentado apenas dentro do meu gabinete”, pontua.
O candidato também disse que pretende utilizar os serviços públicos do município, incluindo a rede de saúde.
“Não fui criado em berço político, não nasci em berço político, não fui gerado em berço político, então sei exatamente o que é fazer parte do povo, o que é sofrer com o SUS. Eu não tenho plano de saúde e nem terei. Eu quero usar o hospital da minha cidade”, garantiu.





