Política

Macron afirma que Europa precisa se preparar para novos conflitos com os EUA

Segundo presidente francês, governo Trump quer desmembrar a União Europeia.

Em uma entrevista publicada em diversas jornais europeus nesta terça-feira (10), o presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que a Europa deve se preparar para novos confrontos com os Estados Unidos. Segundo ele, a situação da Groenlândia serve uma alerta para acelerar as reformas econômicas muito adiadas.

Para Macron, a União Europeia precisa fortalecer o seu poder global, especialmente porque o governo Trump é ‘abertamente antieuropeu’ e que busca desmembrar a UE.

‘Quando há um claro ato de agressão, acho que o que devemos fazer não é nos curvar ou tentar chegar a um acordo. Acho que tentamos essa estratégia por meses. Não está funcionando’, comentou.

Macron ainda alertou para mais tarifas americanas de importação por conta das leis mais rigorosas europeias contra big techs, com a Lei de Serviços Digitais.

‘Os EUA, nos próximos meses — disso não há dúvida —, nos atacarão por causa da regulamentação digital’.

As afirmações ocorrem próximo de um evento do bloco em Bruxelas nesta quinta-feira (12). A ideia é uma discussão de fortalecimento da UE, especialmente econômico, e também a capacidade de competição com os Estados Unidos e a China.

Rússia afirma que Trump quebrou todas as promessas feitas à Putin na cúpula do Alasca

Putin e Trump na Base Conjunta Elmendorf-Richardson, em Anchorage (Alasca) — Foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP

Putin e Trump na Base Conjunta Elmendorf-Richardson, em Anchorage (Alasca) — Foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, acusou os Estados Unidos nesta segunda-feira (9) de e não cumprirem seus compromissos de cooperação com Moscou na cúpula do Alasca em agosto passado.

Segundo ele, isso não ocorreu porque o governo americano quer ‘dominação econômica’. A afirmação foi feita em entrevista à emissora BRICS.

Lavrov afirmou que, durante a reunião, o presidente russo, Vladimir Putin, ‘aceitou as propostas de Washington’ para resolver o conflito na Ucrânia e, assim, abrir caminho para uma ‘cooperação abrangente, ampla e mutuamente benéfica’ entre a Rússia e os Estados Unidos.

‘Mas, na prática, novas sanções estão sendo impostas, ataques a petroleiros em águas internacionais estão sendo realizados, e a Índia e outros parceiros (da Rússia) estão sendo desencorajados a comprar energia russa barata, enquanto a Europa há muito proíbe tais compras e é obrigada a comprar gás natural liquefeito americano a preços significativamente mais altos’, disse.

‘Portanto, na esfera econômica, os Estados Unidos declararam, na verdade, o objetivo da dominação econômica’, conclui

Fonte  https://cbn.globo.com/mundo/noticia/2026/02/10/macron-afirma-que-europa-precisa-se-preparar-para-novos-conflitos-com-os-eua.ghtml

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo