DestaqueGeral

Leão Serva deixa a TV Cultura / André Basbaum presidirá a EBC / Ciclo J&Cia-ESPM debaterá Jornalismo Investigativo

Leão Serva, diretor internacional de Jornalismo da TV Cultura e correspondente em Londres, está deixando a emissora, onde estava desde agosto de 2019. Por lá, foi também diretor de Jornalismo por quase quatro anos, tendo nesse período se destacado por sua atuação à frente de debates eleitorais, especialmente pela agilidade e pulso firme em conter embates entre candidatos.

No ano passado, era Leão quem estava à frente do debate à Prefeitura de São Paulo quando o então candidato José Luiz Datena acertou seu oponente Pablo Marçal com uma cadeirada. Em 2022, durante debate entre os candidatos ao Governo de São Paulo, defendeu Vera Magalhães após ela ter sido agredida verbalmente, arremessando para longe o celular do agressor, que fazia uma live.

Com o pedido de demissão de Jean Lima, que presidia desde outubro de 2023 a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), responsável por veículos como TV Brasil, Agência Brasil e Rádio Nacional, André Basbaum, que ocupava o cargo de diretor de integração de jornalismo da TV Record, será nomeado como o novo presidente da empresa pública. A informação foi divulgada pela Agência Gov, também integrante da EBC.

Com 25 anos de carreira e ampla experiência em cargos de liderança nas quatro maiores emissoras de televisão do Brasil, Basbaum foi editor de Economia do Jornal Nacional, editor de especial do Jornal da Record, editor-chefe do SBT Brasil e diretor de jornalismo na Band. Segundo Lauro Jardim, colunista de O Globo, a indicação dele partiu de Sidônio Palmeira, ministro-chefe da Secom-PR.

O quinto dos sete encontros da série O presente e o futuro do Jornalismo – Insights, que J&Cia realiza em parceria com a ESPM e o Portal dos Jornalistas como parte das comemorações de seu 30º aniversário, terá por tema o Jornalismo Investigativo e os debates procurarão trazer reflexões sobre Os caminhos e avanços das investigações jornalísticas com o Jornalismo de Dados e sob ataque do poder político e econômico.

Participarão Juliana Dal Piva (repórter do Centro Latinoamericano de Investigação Jornalística − CLIP e apresentadora do podcast A vida secreta do Jair), Luiz Vassalo (repórter do Metrópoles, autor da reportagem que denunciou os descontos ilegais do INSS) e Marcelo Soares (fundador e editor da Lagom Data, consultor Independente e membro do International Consortium of Investigative Journalists – ICIJ). A mediação será de Reinaldo Chaves, coordenador de Projetos da Abraji. O encontro está marcado para o dia 25 de agosto, em São Paulo.

E termina na próxima segunda-feira (11/8) a eleição dos 100 +Admirados Jornalistas BrasileirosVote nos seus cinco preferidos!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo