CidadesEducaçãoMeio Ambiente

JURA 2026 reúne Guilhermina Rocha e Yasmin Alves em debate ambiental

Evento na UFF Rio das Ostras terá feira agroecológica, cinedebate e discussões sobre alimentação, natureza e território

A relação entre alimentação, território e meio ambiente estará no centro da JURA 2026, nesta quinta, 3 de setembro, na UFF – Universidade Federal Fluminense, em Rio das Ostras. A programação terá a participação da professora Guilhermina Rocha e da nutricionista Yasmin Alves, que estarão entre os nomes envolvidos nas discussões sobre agroecologia, alimentação e sustentabilidade. O evento também terá feira agroecológica, almoço, cinedebate e uma mesa sobre a defesa da natureza, da terra e da vida.

Com o tema “Basta de violência contra os povos e a natureza!”, a edição deste ano também marca os 30 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás.

Guilhermina Rocha participa, das 15h às 17h, do cinedebate “Cinema da Terra”, com a exibição do filme Comida de Mentira, dirigido por Rafael Mellim. Pedagoga, historiadora, especialista em Educação e educadora popular, Guilhermina atua na defesa dos direitos humanos, da educação popular, da cultura e da justiça ambiental e climática. É fundadora e presidenta do CEPRO e articuladora do Fórum Popular de Justiça Ambiental e Climática de Rio das Ostras, com trajetória voltada à promoção da cidadania, da cultura popular e do desenvolvimento social e comunitário.

Yasmin Alves também integra a programação da tarde, contribuindo para a discussão sobre alimentação e agroecologia.

Guilhermina Rocha participa do cinedebate “Cinema da Terra”, com o filme Comida de Mentira

Para Guilhermina, discutir alimentação também significa falar sobre a relação das pessoas com o território. “Quando falamos de alimentação, estamos falando também de quem produz, de como produz e da relação que estabelecemos com a natureza. A agroecologia valoriza os saberes das comunidades e propõe uma forma de produção que respeita a vida e o território”, afirma a professora.

A programação começa às 9h, com a Feira Agroecológica, que segue até as 16h. Das 12h às 14h, será realizado o Almoço Agroecológico, com opções de pratos com proteínas de origem animal e vegetal.

À noite, das 19h às 21h, a mesa “Lutas dos povos pela natureza, pela terra e pela vida – Basta de Violência” reunirá Roberto Carlos, Rafaela Pinheiro e Izabely Miranda.

A JURA 2026 também terá atividades nos dias 4 e 5 de setembro, com vivências no Coletivo Andorinha, em Cantagalo, Rio das Ostras, e no Assentamento PDS Osvaldo de Oliveira.

Serviço:

JURA 2026
Quando: 3 de setembro
Onde: UFF – Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras
Feira Agroecológica: 9h às 16h
Almoço Agroecológico: 12h às 14h
Cinedebate “Comida de Mentira”: 15h às 17h
Mesa de debate: 19h às 21h
Tema: “Basta de violência contra os povos e a natureza!”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo