CidadesDestaque

INDIGNAÇÃO

Caixão quebra e corpo cai dentro de cova durante enterro em São Pedro

Uma situação desagradável vem gerando indignação entre moradores em São Pedro da Aldeia. Na última segunda-feira (22), o corpo de um homem de 50 anos caiu diretamente dentro de uma cova depois que as alças do caixão onde ele era carregado quebraram. Após o caso, populares e familiares de pessoas enterradas no Cemitério Municipal denunciam superlotação e abandono.

Vídeos registraram o momento em que pessoas tentavam retirar o caixão de dentro da cova para remover o corpo do homem, identificado como Osmar Leal. De acordo com a família, Osmar morreu após sofrer um infarto fulminante.

No vídeo é possível ouvir a filha de Osmar gritando, indignada: “Gente, o meu pai está ali dentro. Meu pai está jogado no chão”.

Também é possível ouvir um outro filho de Osmar pedindo que as pessoas o soltassem, dando a entender que alguém tentava contê-lo. “Calma, não. É o meu pai. Me solta”, diz o filho.

Uma outra mulher também aparece nas imagens indignada: “Vocês tiram esse caixão daí, organizam, fecham, abrem o buraco e enterra. Se quiser eu ensino como faz”.

Em um dos vídeos dá para ouvir a voz de uma mulher, aparentemente idosa, dizendo que o buraco cavado para a cova era menor do que o caixão.

Em outra imagem, o corpo de Osmar aparece enrolado em um saco plástico e, em determinado momento, é possível ver o rosto dele.

Nas redes sociais, outros moradores afirmaram que também passaram por situações semelhantes. A aldeense Mayara Conceição reviveu a dor da perda da avó. Segundo ela, no vídeo é possível ver pessoas pisoteando e quebrando o tumulo da falecida. “Estou indignada chocada com o que estou vendo, imagino a dor destes familiares e sinto a minha dor e da minha família. O túmulo que estão pisoteando e quebrando é da minha vó que hoje estaria completando seus 69 anos e ganhou isso de presente. Não vamos deixar isso assim. Os responsáveis legais terão que nos explica e resolver este horrível acontecido”, disse.

“Por favor sr. prefeito Fábio do Pastel procure também tomar providências para que o pessoal ai do Cemitério possa concertar o túmulo ao lado que foi todo quebrado durante esse ato errôneo, que infelizmente deixa transparente tamanha falta de sentimentalidade e humanidade. Nós pagamos por esse serviço. Então esperamos que o túmulo da minha mãe que foi destruído ao lado (1410 em 13/10/21) seja imediatamente reparado. Quanto descaso meu deus, quanta hipocrisia. Esperamos também que em tempo breve possa prestar as devidas solidariedade a estes familiares que em estado de sensibilidade e luto tiveram que vivenciar esse momento doloroso de ter que enterrar um ente querido e ao mesmo tempo presenciar este HORROR DE UM SERVIÇO TÃO MAL FEITO ONDE RESULTOU EM TAMANHO TRANSTORNO E DESCONFORTO PARA ESSES FAMILIARES PRESENTES E NÓS OS FAMILIARES AUSENTES QUE AO ASSISTIRMOS ESTE VÍDEO POSTADO NA REDE SOCIAL. Sentimos tamanha vergonha e descaso deste conjunto administrativo como todo, que até o momento presente, NÃO tenha se manifestado. Relato aqui que iremos sim ao cemitério reivindicar pelo ocorrido”, completou Nara dos Reis.

Um outro morador comentou que já passou pela mesma situação naquele cemitério. “Meu pai foi enterrado no mesmo cemitério, aconteceu a mesma coisa. Ainda tive que ajudar a cavar a cova junto ao meu irmão. Infelizmente não me espanto com tamanha falta de compaixão e de profissionalismo”, diz o comentário.

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (Podemos), publicou uma mensagem em uma rede social falando sobre o ocorrido.

“Foi com profunda tristeza e desapontamento que recebi a notícia do ocorrido hoje no Cemitério Municipal. Me solidarizo com a família enlutada e registro aqui o compromisso de investigar o ocorrido e de tomar as medidas cabíveis”, publicou o prefeito.

A Secretaria de Serviços Públicos de São Pedro da Aldeia informou que, assim que tomou conhecimento dos fatos, abriu uma sindicância para apurar as responsabilidades pelo ocorrido.

A Prefeitura disse, ainda, que presta solidariedade aos familiares enlutados e informa que o projeto de um novo cemitério para melhor atender às demandas da população já está em andamento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo