
Com 110 alunos matriculados e 30 na fila de espera, a Fundição de Artes e Ofícios reabre as suas portas nesta terça-feira, dia 6, às 14 horas, após passar por uma ampla reforma. Será realizado um “aulão” para os novos estudantes durante a reinauguração da unidade, que é gerenciada pela Fundação Rio das Ostras de Cultura.
Entre os novos cursos oferecidos gratuitamente pela Fundição estão aquarela, pátina e pintura em móveis, pintura em vidro, papel reciclado, bordado em papel, cerâmica, estamparia artesanal, pintura em tecido e processos criativos.
A presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Rosemarie Teixeira, explica que fazer com que a Unidade voltasse a funcionar e recuperasse a sua vocação foi um desafio assumido pela nova gestão com o apoio do prefeito Carlos Augusto Balthazar. Ela reforça que a parceria com secretarias de Manutenção de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas e de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca viabilizou a reforma da Fundição.
“Com a união da nossa equipe, que chega para mostrar a diferença de uma gestão integrada, essa reinauguração se tornou possível. É fundamental atuarmos juntos para proteger o patrimônio cultural, apoiar artistas locais, incentivar a produção e garantir o acesso à cultura para todos. Por meio da cultura podemos reconhecer a identidade de um grupo e fortalecer o sentimento de pertencimento”, destaca Rosemarie.
REFORMA – O prédio da Fundição de Artes e Ofícios estava completamente abandonado e servia de depósito para inservíveis até janeiro deste ano, quando a nova gestão tomou posse. Inicialmente, o local passou por limpeza, roçada na área externa e levantamento de materiais e maquinário. Em seguida, aconteceu uma ampla reforma, que incluiu revisões elétricas e hidráulicas. Em abril, foi aberto o processo seletivo para o preenchimento das vagas nos cursos gratuitos.
A Unidade foi inaugurada em 2004 e, durante muitos anos, formou centenas de pessoas em cursos livres e oficinas gratuitas. Localizada na Rua Beija-flor, s/nº, no Colinas, a Fundição funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.