
Jorge Agle – https://www.metropoles.com/ciencia/fossil-reptil-gigante-na-patagonia
Cientistas encontraram fósseis bem preservados de um Peirosauridae, réptil pré-histórico terrestre que faz parte da família dos crocodilos atuais. A espécie caçadora de dinossauros chegava a medir 3,5 metros e a pesar cerca de 250 kg.
O crânio, as mandíbulas e os ossos do corpo do animal foram achados na formação rochosa de Chorrillo, na Patagônia Argentina. O local é conhecido por revelar grandes animais pré-históricos, como o dinossauro carnívoro gigante Maip macrothorax, achado em 2022.
Terra dos crocodilos e competição com os dinossauros
O animal foi batizado como Kostensuchus atrox, em homenagem ao vento patagônico chamado Kosten e ao deus egípcio Sobek, frequentemente retratado em desenhos antigos com uma cabeça de crocodilo.
“Em particular, os crocodilos terrestres eram notavelmente diversos e abundantes durante o Cretáceo na América do Sul e na África, incluindo formas pequenas e grandes, carnívoras e herbívoras, revelando que esses continentes eram a ‘terra dos crocodilos”, afirma o autor principal do estudo, Fernando Novas, em entrevista ao portal Live Science.
Segundo o paleontólogo, o animal pré-histórico competia e predava dinossauros de pequeno a médio porte, desempenhando um papel essencial no ecossistema da época.
O K. atrox tinha um focinho largo, dentes grandes e membros anteriores fortes, atributos que o ajudavam a caçar presas consideráveis no período Cretáceo. Até hoje, os fósseis do crocodilo pré-histórico são um dos melhores exemplares de crocodiliformes peirossaurídeos já encontrados.
A nova descoberta ajudará os cientistas a estudar como eram as características climáticas patôgonias no passado e compará-las com as atuais, além de entender como o clima do local evolui com o passar do tempo.





