CulturaDestaque

Festival Movimentos Migrantes

O Festival Movimentos Migrantes acontecerá nos 2 últimos finais de semana de setembro (dias 13, 14, 20 e 21), no Centro de Artes da Maré, com entrada gratuita. O espaço receberá uma programação intensa que vai reunir espetáculos de dança, performances, mostra de videoarte e pocket shows, além de oficinas com artistas convidados de diferentes países. Um encontro de linguagens, ritmos e saberes que vai celebrar a força da música e da dança afro-latina, aproximando públicos, territórios e tradições. Idealizado por Mirian Miralles, dançarina e pesquisadora cubana radicada no Rio de Janeiro, o Festival realizará oficinas que serão os grandes destaques da programação, que reunirá grandes mestres da dança e da música de Cuba, Brasil e Moçambique.

Além de reunir apresentações, o Festival também promove inclusão em múltiplos níveis, como ter intérprete de Libras, ampliando o acesso para pessoas surdas, e a composição da equipe de produção é composta majoritariamente por artistas negros, de diferentes regiões periféricas do Rio, pessoas trans e migrantes, reafirmando que a representatividade está presente tanto no palco quanto nos bastidores.

Como surgiu

O “Movimentos Migrantes: dança e música afro-latina na cena carioca” nasce da trajetória de Mirian e, a partir dessa vivência, e do diálogo constante com criadores afro-brasileiros, periféricos e da cultura popular, surgiu a necessidade de criar um espaço em que linguagens artísticas de resistência e de celebração das diásporas africanas e latino-americanas fossem colocadas no centro, garantindo visibilidade, legitimidade e oportunidade a artistas.

Em parceria com o produtor cultural Luís Silva, também dançarino, pesquisador e diretor da produtora Coletivando Art, o projeto ganhou corpo e se expandiu. O encontro entre Mirian e Luís foi determinante para que a proposta não se restringisse apenas às experiências da imigração, mas também abrangesse artistas periféricos e indígenas, criando uma plataforma que valorizasse a pluralidade estética e política que pulsa na cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo